Produção Sustentável

Conhecimentos de Base Recomendados

Biologia, Proteção de Plantas e Proteção Integrada.

Métodos de Ensino

Para a concretização dos objetivos da Unidade Curricular e a aquisição das competências previstas, o processo de ensino aprendizagem assenta em aulas de apresentação e discussão dos conteúdos pelos docentes e pelos estudantes e em pesquisa bibliográfica pelos estudantes para preparação de itinerários técnicos no âmbito da Unidade Curricular e sua posterior apresentação e discussão em aula.

Resultados de Aprendizagem

O mestre em Desenvolvimento Sustentável deverá compreenderá a importância das boas práticas agrícolas dos Modos de Produção Sustentável, Produção Integrada (PRODI) e Agricultura Biológica (AB), p/a preservação dos ecossistemas, a sustentabilidade da Agricultura e a preservação do Ambiente e da Saúde Pública. Saberá avaliar os impactos no ambiente e saúde pública das práticas de produção e proteção as culturas e ficará habilitado a desenvolver itinerários técnicos de produção sustentáveis, preservando a biodiversidade, a paisagem e os recursos naturais e a obtenção de bens de qualidade valorizada p/ mercado.O estudante deverá desenvolver as seguintes competências:Conhecer os:Códigos de Boas Práticas Agrícolas e regras de Proteção das culturas em PRODI;apoios à PRODI e à AB; inimigos das culturas de maior importância e os meios proteção em PRODI e AB;as diferentes correntes de Agricultura Sustentável;conceitos, princípios, objetivos, normas legislativas e formas de fertilização em AB.

Programa

1. Introdução. Definições e conceitos. Desenvolvimento Sustentável, Agricultura Sustentável, Uso Sustentável dos Pesticidas, Proteção Integrada, Produção Integrada ou Modo de Produção Integrada (PRODI) e Agricultura Biológica (AB) ou Modo de Produção Biológico  (MPB). Evolução dos Modos de Produção Sustentáveis e dos apoios  Comunitários no âmbito da PRODI e da AB.

2. As regras de PRODI.Os critérios de selecção de pesticidas e a Directiva do Uso Sustentável dos Pesticidas.

3. No âmbito da AB:Noções de diferentes correntes de Agricultura Sustentável, o Regulamento e normas existentes.

4. Produção Sustentável de culturas com estudos de caso a desenvolver pelos docentes: Procedimentos a observar na instalação e formação da cultura; Proteção das culturas – principais inimigos, sua importância e prejuízos, estimativa do risco e metodologias de prevenção e combate em PRODI e em AB.

5. Casos de estudo a apresentar pelos estudantes: Itinerários técnicos para culturas em PRODI e em AB.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Boller, E. F., Avilla, J., Joerg, E., Malavolta, C., Wijnands, F. G. & Esbjerg, P. – Guidelines for Integrated Production Principles and Technical Guidelines.Vol. 27. 2004.

Félix, A. P. & Cavaco, M. Manual de Proteção Fitossanitária para Proteção Integrada e Agricultura Biológica de Prunóideas. DGADR. 2008.

Félix, A. P. & Cavaco, M. – Manual de Proteção Fitossanitária para Proteção Integrada e Agricultura Biológica da Vinha. DGADR. 2009.

Ferreira, J. C. (Coord.). – As Bases da Agricultura Biológica Tomo I – Produção Vegetal. 2013.

Guet, G. – Agriculture biologique méditerranéenne. Guide pratique à usage profissionel. Graphot, Saint-Paul-Châteaux. 1993.

Mendes, F. & Cavaco, M. – Manual de Proteção Fitossanitária para Proteção Integrada e Agricultura Biológica do Olival. DGADR. 2009.

Serrano, J. F. – Agricultura Ecológica Manual y Guia Didáctica. IRMA. S.L. León. Espanha. 2003.