Conhecimentos de Base Recomendados
Biologia, Proteção de Plantas e Proteção Integrada.
Métodos de Ensino
Para a concretização dos objetivos da Unidade Curricular e a aquisição das competências previstas, o processo de ensino aprendizagem assenta em:
i) Aulas de apresentação e discussão dos conteúdos pelos docentes e pelos estudantes;
ii) Pesquisa bibliográfica pelos estudantes para preparação de itinerários técnicos no âmbito da Unidade Curricular e sua posterior apresentação e discussão em aula.
Resultados de Aprendizagem
Os objetivos a alcançar na UC são que os estudantes, futuros mestres em Engenharia Agropecuária, adquiram os conhecimentos que lhes permitam:
1. Reconhecer a importância das boas práticas agrícolas na preservação dos ecossistemas, a filosofia associada à Produção Integrada (PRODI) e à Agricultura Biológica (AB) e a sua importância para a sustentabilidade da Agricultura;
2. Saberá avaliar os impactos no ambiente e na saúde pública das práticas associadas à produção agrícola;
3. Ficará habilitado a desenvolver itinerários técnicos em produção sustentável, com proteção da biodiversidade, da paisagem e dos recursos naturais e produção de bens de qualidade diferenciada, valorizados no mercado.
Com a aquisição destes conhecimentos os estudantes estarão habilitados a desenvolver as seguintes competências:
1. Conhecer Códigos de Boas Práticas Agrícolas e as regras de PRODI e AB;
2. Conhecer os apoios institucionais à PRODI e à AB;
3. Conhecer os inimigos das culturas mais importantes e os meios de proteção a utilizar em PRODI e AB;
4. Distinguir as várias correntes de Produção Sustentável;
5. Conhecer as formas de fertilização em AB.
Programa
1. Introdução. Definições e conceitos: i) Desenvolvimento Sustentável, Agricultura Sustentável, Uso Sustentável dos Pesticidas, Proteção Integrada, Produção Integrada ou Modo de Produção Integrada e Agricultura Biológica ou Modo de Produção Biológico; ii) Evolução em Portugal dos Modos de Produção Sustentáveis e seu enquadramento nas medidas de apoio no âmbito dos vários Quadros Comunitários de Apoio; iii) O QREN, o PRODER e o PDR2020, medidas Agro-Ambientais e Silvo-Ambientais, legislação, objetivos, critérios de elegibilidade e compromissos dos beneficiários dos apoios.
2. No âmbito da Produção Integrada (PRODI): i) As regras de Proteção e de Produção Integrada da Organização Internacional de Luta Biológica; ii) As regras oficiais para Proteção e Produção Integrada das culturas em Portugal; iii) Os critérios de selecção de pesticidas em Protecção Integrada no âmbito da Directiva do Uso Sustentável dos Pesticidas; iv) A Directiva do Uso Sustentável dos Pesticidas e legislação relacionada.
3. No âmbito da Agricultura Biológica (AB): i) Noções de diferentes correntes de Agricultura Sustentável (biológica, orgânica, ecológica, natural, biodinâmica e permacultura); ii) Conceito de Agricultura Biológica, sua importância, normas e legislação; iii) Conhecimentos holísticos e tecnológicos no que respeita a mobilização do solo, fertilização, controlo de pragas, doenças e plantas espontâneas, numa perspetiva preventiva e curativa.
4. Produção Sustentável de culturas com estudos de caso a desenvolver pelos docentes: i) Procedimentos a observar na instalação das culturas – localização, preparação do solo, fertilização e material vegetal a utilizar; ii) Procedimentos a observar durante a formação das culturas – conservação do solo, poda, fertilização, rega e análises ao solo e à água; iii) Proteção das culturas – principais inimigos, sua importância e prejuízos, estimativa do risco e metodologias de prevenção e combate em Proteção Integrada e Agricultura Biológica.
5. Casos de estudo a apresentar pelos estudantes: i) Itinerários técnicos para culturas em PRODI e em AB; ii) Inovação e novas tecnologias para a produção sustentável das culturas.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
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