Programação Aplicada

Conhecimentos de Base Recomendados

Os alunos devem possuir e dominar conceitos de Programação Orientada a Objectos (POO) em linguagem Java e Bases de Dados Relacionais.

Recomenda-se a conclusão anterior das seguintes unidades curriculares:
– Fundamentos de Programação;
– Estruturas de Dados;
– Bases de Dados;
– Programação.

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:

1 – Método expositivo: método explicativo onde fundamentos teóricos e conceito são apresentados pelo professor e discutidos com a turma, seguido de exemplos demonstrativos;

2 – Método experimental: método activo onde o aluno desenvolve o conhecimento através da resolução problemas e o desenvolvimento de projectos laboratoriais individuais ou em dinâmica de grupo, sendo o método predominante.

Cada aula será composta por dois momentos:

1 – Exposição introdutória: No início da aula o docente expõe e discute com os alunos os novos conteúdos em estudo;

2 – Aplicação prática: Após a exposição introdutória, os alunos desenvolvem fichas de trabalho e projectos de programação, individualmente e em conjunto, para aplicação prática dos novos conceitos, de forma autónoma e sob a orientação do docente;

Esta será uma unidade curricular predominantemente prática e focada no desenvolvimento de projectos de programação.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:

1. Demostrar os conceitos básicos de Programação Orientada a Objectos (POO): objectos, classes, polimorfismo, herança;

2. Manipular estruturas de memória persistente: acessos a bases de dados relacionais via ODBC;

3. Desenvolver aplicações com comunicação em rede e paralelismo;

4. Implementar e manipular interfaces de interacção com o utilizador e desenvolver aplicações gráficas em Java Swing/Java FX.

5. Projectar e implementar aplicações recorrendo à linguagem Java.

Programa

1. Elementos de apoio para desenvolvimento de aplicações Java: Organização de código (Packages); Documentação de código (JavaDoc); Java Archives (JAR); Convenções da linguagem Java; Formatação de números, datas e calendários; Expressões Regulares; Acesso universal a recursos/ficheiros; Agendamento de tarefas; Impressão; Chamadas ao sistema operativo;

2. Debugging e logging;

3. Acesso e manipulação de Bases de Dados relacionais através de ODBC e JDBC;

4. Sistemas concorrentes; Sincronização de Threads;

5. Programação em rede; comunicação através de sockets; arquitectura cliente-servidor;

6. Interfaces Gráficos (Java Swing, Java FX and AWT); Componentes; Gestores de Posicionamento; Processadores de eventos; Formatações de Interface;

7. Desenvolvimento de aplicações usando o Modelo MVC (Model, View, Controller).

 

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Periódica
  • - três trabalhos práticos individuais (com pesos de 20%, 25% e 25%) - 70.0%
  • - um projecto final em grupo, com apresentação (30%); - 30.0%
Avaliação final
  • - um projecto individual com apresentação (70%). - 70.0%
  • - uma prova escrita individual (30%) - 30.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Flanagan, D. , & Evans, B. (2019). Java in a nutshell: A desktop quick reference. (7.ª ed.). O’Reilly.

Jesus, C. (2013). Curso prático de java. FCA.

Martins, F.M. (2017). Java 8: POO + construções funcionais. FCA.  

Martins, F.M. (2014). Projectos de POO em java. FCA.

Urma, R., Fusco, M., & Mycroft, A. (2018). Modern java in action – Lambdas, streams, functional and reactive programming. Manning.