Programação Estruturada e Orientada a Objetos

Resultados de Aprendizagem

-Adquirir a noção de subprograma.

-Conhecer as regras de declaração e execução de subprogramas.

-Elaborar programas com recurso a subprogramas.

-Conhecer as regras e mecanismos para a criação e utilização de bibliotecas de subprogramas.

-Conhecer uma estrutura de dados estática: strings e arrays

-Conhecer uma estrutura de dados composta: definição e manipulação

-Conhecer uma estrutura de dados dinâmica: pilhas e filas de espera

-Identificar as diferenças entre uma linguagem estruturada e uma linguagem orientada por objectos.

-Adquirir a noção de objetos e sua classificação.

-Adquirir as noções de classe, tipo, métodos, comportamentos e instâncias.

-Representar esquematicamente uma classe.

-Compreender o conceito de encapsulamento de dados.

-Definir relações entre objetos.

-Conhecer o conceito de herança e de polimorfismo.

-Representar esquematicamente diagramas de classes.

Programa

1)Conceitos básicos de variáveis e passagem por parâmetros

2)Subprogramas-Estrutura do subprograma:procedimentos e funções-Recursividade

3)Construção de bibliotecas

4)Estrutura de dados estática-Definição de string

5)Estrutura de dados composta

6) Estruturas de dados dinâmica

7)Características da programação orientada por objectos-Conceito de classe, atributos, métodos e eventos-Conceito de objecto, encapsulamento, visibilidade de classes, métodos e atributos

8)Diagramas de lasse

9)Herança e polimorfismo

IO)Redefinição de métodos, redefinição de comportamento

Estágio(s)

NAO