Programação III

Conhecimentos de Base Recomendados

Os estudantes devem possuir e dominar conceitos de programação procedimental e algoritmia.

Recomenda-se a conclusão anterior das seguintes unidades curriculares:
– Programação I;
– Programação II.

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular não apresenta aulas presenciais, decorrendo apenas os momentos de avaliação por Exame.

As componentes expositivas e práticas ocorreram no ano letivo anterior.

 

Resultados de Aprendizagem

No final da unidade curricular o estudante ficará habilitado a:

1. Identificar os conceitos básicos de Programação Orientada a Objetos (POO): objetos, classes, polimorfismo e herança;

2. Implementar e gerir estruturas de dados estáticos (tabelas uni e multi-dimensionais) e dinâmicos (java collections, nomeadamente arrays, vetores e dicionários);

3. Utilizar estruturas de memória persistente: ficheiros (binários, texto e objetos);

4. Planear, desenvolver e testar programas usando a linguagem Java.

Programa

1. Introdução à linguagem Java; Estrutura e sintaxe; 

2. Programação Orientada a Objetos (POO): Classes e Objetos;

3. Tratamento de Exceções;

4. Estruturas de dados estáticas: Tabelas Unidimensionais e Multidimensionais

5. Estruturas de dados dinâmicasJava Collections, incluindo Arrays, Vetores e Dicionários; Pesquisa e iteração de estruturas de dados;

6. Ficheiros: Texto, Binários e de Objetos; Java Properties; Leitura de dados a partir de dispositivos de entrada; Manipulação de ficheiros e diretorias; Streams de dados;

7. Programação Orientada a Objetos (POO): Herança e Polimorfismo.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
  • - Projecto - 70.0%
  • - Prova Escrita - 30.0%
Avaliação Periódica
  • - Trabalho Prático 1 + 2 - 30.0%
  • - Projecto 1 - 35.0%
  • - Projecto 2 - 35.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Flanagan, D. , & Evans, B.  (2019). Java in a nutshell – A desktop quick reference (7.ª ed). O’Reilly.

Jesus, C. (2013). Curso prático de java. FCA.

Martins, F. (2017). Java 8 – POO + construções funcionais. FCA.

Martins, F. (2014). Projectos de POO em java. FCA.

Urma, R., Fusco, M., & Mycroft, A. (2018). Modern java in action – Lambdas, streams, functional and reactive programming. Manning.