Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
1 professore discutidos com a turma, seguido de exemplos demonstrativos;
2 – Método experimental: método activo onde o aluno desenvolve o conhecimento através da resolução problemase o desenvolvimento de projectos laboratoriais individuais ou em dinâmica de grupo.
Resultados de Aprendizagem
Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:
1. Conhecer os conceitos básicos de Programação Orientada a Objectos (POO): objectos, classes, polimorfismo,herança;
2. Modelar e gerir estruturas de dados estáticos e dinâmicos (tabelas, vectores, dicionários e java collections);
3. Interagir com estruturas de memória persistente: ficheiros (binários, texto e objectos);
4. Seja capaz de estruturar, desenvolver, executar e testar programas usando a linguagem Java.
Programa
1. Introdução à linguagem Java;
2. Programação Orientada a Objectos: Classes e Objectos;
3. Tratamento de Excepções;
4. Estruturas de dados: Tabelas Unidimensionais e Multidimensionais
5. Vectores, Dicionários e Java Collections; Iteração de vectores e dicionários;
6. Ficheiros: Texto, Binários e de Objectos; Java Properties; leitura de dados a partir de dispositivos de entrada;Manipulação de ficheiros e directorias;
7. Programação Orientada a Objectos: Herança e Polimorfismo.
Métodos de Avaliação
- - um projecto individual (60%). - 60.0%
- - uma prova escrita individual (40%) - 40.0%
- - dois trabalhos práticos individuais (15% cada) - 30.0%
- - dois projectos em grupo (35%); - 70.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
“Java 8 – POO + Construções Funcionais”; F.Mário Martins; FCA ISBN: 9789727228386; 2017
“Curso Prático de Java”; Carla Jesus; FCA; ISBN: 9789727227501; 2013
“Projectos de POO em Java”; F. Mário Martins; FCA; ISBN: 9789727227921; 2014
“Java in a Nutshell – A Desktop Quick Reference”, 6.a Edição; David Flanagan; O’Reilly; ISBN: 1449370829; 2014