Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
A unidade curricular será lecionada através de aulas teórico-práticas, procurando-se fazer uma clara distinção entre uma vertente teórica e uma outra vertente de carácter essencialmente prático. Na componente teórica da unidade curricular, procurar-se-á focar os aspetos essenciais que proporcionarão a aquisição dos fundamentos de programação para a web e identificação de problemas e soluções. Na componente prática procurar-se-á proporcionar uma aprendizagem acompanhada, por um lado, com a exemplificação de obtenção de soluções e correção de problemas, e, por outro lado, a criação de autonomia por parte dos alunos.
A avaliação desta unidade curricular, na modalidade de avaliação contínua, é feita com recurso a um trabalho prático individual com um peso de 50% e um teste prático com um peso de 50%. O teste terá uma componente escrita, sem consulta, com peso de 50% e uma componente oral, para explicação/justificação do código, com peso de 50%.
Cada componente (trabalho prático e teste) requer uma nota mínima de 7 valores. A aprovação atingir-se-á quando a médias das duas componentes forem no mínimo de 9,5 valores.
Exame final – 100%
Resultados de Aprendizagem
Os objetivos da unidade curricular são:
• Reconhecer as tecnologias standard Web;
• Criação e formatação de páginas, separando conteúdos, estrutura e formatação;
• Utilização de linguagens de scripting para criação de páginas dinâmicas;
• Comunicação cliente/servidor;
• Criação de páginas com conteúdos dinâmicos no servidor com acesso a dados.
• Após a frequência desta unidade curricular, o aluno deve ser capaz de:
• Perceber o funcionamento básico da Word Wide Web;
• Analisar e criar interfaces web;
• Utilizar as linguagens de markup mais comuns (HTML5/CSS3/JavaScript);
• Criar páginas estáticas e dinâmicas com recurso a formatação (HTML5/CSS3) e scripting (Javascript);
• Criar portais web integrando as tecnologias aprendidas
Programa
A unidade curricular contém os seguintes conteúdos:
• A linguagem HTML (Hypertext Markup Language);
• A aplicação de estilos a páginas HTML com CSS (Cascading Style Sheets);
• Aplicação de Javascript a páginas web para criação de elementos dinâmicos, validação de dados e obtenção de dados sobre a aplicação cliente;
• Integração das várias tecnologias apreendidas para criação de portais web: projectos práticos.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Mini Testes - 50.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Abreu, L. (2015). HTML 5 (4ª edição). FCA.
Remoaldo, P. (2011). CSS 3. FCA.
Queirós, R. (2017). Criação rápida de sites responsivos com o Bootstrap. FCA.
Abreu, L., & Carreiro, J. P. (2015). JavaScript 6. FCA.
Portela, F., & Queirós, R. (2018). Introdução ao desenvolvimento moderno para a web. FCA.
Portela, F., & Queirós, R. (2020). Desenvolvimento moderno para a web – do front-end ao back-end. FCA.
Adam Freeman (2021). Pro ASP.NET core identity: under the Hood with Authentication and Authorization in ASP.NET Core 5 and 6 Applications. London: Apress.
Freeman, A. (2020). Pro ASP.NET Core 3: develop Cloud-Ready Web applications using MVC, Blazor and Razor Pages (8th ed. ed.). London: Apress, cop. 2020.
https://cs50.harvard.edu/x/2023/weeks/8/ complementar com:
https://runestone.academy/ns/course/index
https://runestone.academy/ns/books/published/webfundamentals/index.html
JS4Python: https://runestone.academy/ns/books/published/JS4Python/index.html?mode=browsing
https://cs50.readthedocs.io/code/#vs-code-desktop
Build an HTML5 game : a developer’s guide with CSS and javascript / Bunyan, Karl Bunyan, Karl
JavaScript cookbook / Scott, Adam D. Scott, Adam D.
JSON Ajax with JavaScript for beginnars : learn how to use JSON data within your web applications / Svekis, Laurence Lars Svekis, Laurence Lars