Projecto

Conhecimentos de Base Recomendados

Nada a assinalar.

Métodos de Ensino

Os mestrandos terão a orientação e o apoio de um orientador do ISCAC (professor especialista ou professor doutorado). Poderão ter, também, um ou mais co-orientadores.

Resultados de Aprendizagem

O Projeto tem como objetivo desenvolver um trabalho de investigação aplicado, centrando a análise numa realidade organizacional específica. Pretende-se a aplicação dos conhecimentos técnicos e científicos aprendidos na área do marketing e dos negócios internacionais, procurando testar na prática uma teoria ou ainda desenhar planos de marketing de organizações específicas. O resultado poderá ser a redação de um caso organizacional real, seguindo o método científico na modelização da realidade, devendo ser de criação original e inovadora, de acordo com a metodologia de estudo de caso (Yin, 1994; 2001). A escolha deve incidir num contexto organizacional de contornos únicos ou singulares. O caso deve ainda identificar um problema ou problemas a solucionar e deve ser um trabalho crítico e revelador de fenómenos complexos.

Programa

O Projeto, no âmbito do Mestrado em Marketing e Negócios Internacionais, deverá contemplar os seguintes pontos:

1- Introdução (Breve enquadramento do estudo, apresentação breve da empresa em estudo, problema de investigação evidenciado e estrutura do texto escrito);

2- Enquadramento teórico (Revisão da literatura, definição de conceitos e questões de investigação);

3- Metodologia;

4- O estudo aplicado;

5- Discussão;

6- Conclusões (ensinamentos do estudo, contributos para a gestão e contributos para desenvolvimentos futuros);

7- Referências bibliográficas;

8- Anexos / Apêndices.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Ferreira, M. Portugal & Serra, F. Ribeiro (2009). Casos de estudo: usar, escrever e estudar. Lídel.

Yin, R. K. (2000). Estudo de Caso, planejamento e métodos. 2.ed. Sao Paulo: Bookman.

Sousa, Maria J. & Baptista, Cristina S. (2011). Como fazer investigação em Bolonha: dissertações, projectos e relatórios de estágio, Lídel., Lisboa.

 

Citações: As citações e referências bibliográficas deverão ter em conta o estilo APA, que segue as convenções estabelecidas pela American Psychological Association. Ver, também, o guia para elaboração e apresentação do trabalho final do mestrado.