Projecto/Estágio

Conhecimentos de Base Recomendados

Restantes unidades curriculares do ciclo de estudos.

Métodos de Ensino

Repartida entre atividades de orientação tutorial e atividades desenvolvidas autonomamente pelo estudante. Com duração anual, esta unidade curricular funciona em articulação com o Seminário que ocorre no 1º semestre e onde é definido o plano de trabalho para a Dissertação | Projeto | Estágio e elaborada a contextualização teórica (revisão da literatura fundamental). Através do Regulamento de Dissertação | Projeto | Estágio definem-se os aspetos fundamentais bem como responsabilidades de cada interveniente: estudante, orientador, supervisor e Escola. A avaliação integra a elaboração e defesa pública de um relatório fundamentado o que corresponde à nota final desta UC. Anteriormente, são igualmente definidas etapas de elaboração do mesmo e estabelecidas entregas intercalares, para avaliação. O relatório é apresentado perante um júri responsável pela atribuição da classificação final. A apreciação qualitativa do supervisor é tida em conta.

Resultados de Aprendizagem

Nesta UC, o aluno deve aplicar os conhecimentos adquiridos e demonstrar capacidade de investigação e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares.
Esta UC pretende integrar duas componentes distintas: a de inserção profissional – Estágio | Projeto – e a de trabalho de investigação – Dissertação, que se materializa na elaboração de um Relatório fundamentado assente na teoria adquirida e na potencial prática experienciada.
O estudante pode optar entre a realização de: 1) um trabalho de pesquisa; 2) um estágio numa organização de acolhimento e aí desenvolver o diagnóstico e/ou a resolução de problemas, evidenciando um contributo relevante para a organização; 3) a concretização de um projeto que se centra no diagnóstico de uma situação problemática identificada, no estudo de um problema novo ou na aplicação de métodos e instrumentos de resolução de uma situação problemática já identificada por outrem ou pelo estudante.

Programa

O estágio tem a duração mínima de 4 meses, numa organização indicada pelo aluno ou proposta pela ESTGOH, através do Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais. O estágio decorre no país ou no estrangeiro, inserido no programa de mobilidade Erasmus Estágios. Na modalidade de projeto não está definida uma duração mínima. A dissertação desenvolve-se com o acompanhamento tutorial do docente designado. O trabalho de orientação é feito pelos Docentes responsáveis e, no caso do Estágio, é supervisionado por um especialista, colaborador da organização de acolhimento, de reconhecido mérito e com responsabilidade funcional na área de intervenção. O plano de trabalho é definido em estreita articulação com a unidade curricular de Seminário.

Métodos de Avaliação

Avaliação por exame
  • - Dissrtação / Trabalho de projeto / Relatório de estágio com defesa publica - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bryman, A., & Bell, E. (2011). Business Research Methods (3rd edition). New York: Oxford University Press Cooper, D., & Schindler, P. (2014). Business Research Methods (4th edition). Berkshire: McGraw-Hill

Marôco, J. (2014). Análise Estatística com o SPSS Statistics (6.ª Edição), Pêro Pinheiro: ReportNumber.

Saunders, M., Lewis, P., & Thornhill, A. (2015). Research Methods for Business Students (7th edition). Harlow: Pearson.

Lopes, J. L. P. (2011). Fundamental dos Estudos de Mercado – Teoria e Prática (2.ª Edição), Lisboa: Edições Sílabo.

Malhotra, N. (2012). Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada (6.ª Edição.), Porto Alegre: Bookman.

McDaniel, C., & Gates, R. (2012). Marketing Research (9th Edition), Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, Inc. Oliveira, J. V. (2012). Marketing Research – Volume 1 – Investigação em Marketing, Lisboa: Edições Sílabo.

Oliveira, J. V. (2014). Marketing Research – Volume 2 – Análises Multivariadas e Técnicas Especializadas, Lisboa: Edições Sílabo.

Bibliografia específica do tema escolhido pelo estudante | Bibliography of the specific theme chosen by the student.

Aaker, D. A, Kumar, V., Leone, R., & Day, G. S. (2012). Marketing Research (11th Edition), Hoboken, NJ:John Wiley & Sons, Inc.