Conhecimentos de Base Recomendados
Atendendo ao principal objetivo desta UC, a UC de Metodologias e Técnicas de Investigação é muito relevante para as questões formais e técnicas relativas à elaboração da proposta de Plano de Trabalho. As restantes UCs da parte curricular do mestrado têm relevância para motivar e suportar a proposta/seleção do tema e para o desenvolvimento do conteúdo, já que vão apontar para possíveis tópicos de investigação e também para deficiências e oportunidades de melhoria com as quais as atualmente se deparam organizações.
Métodos de Ensino
As aulas vão alternar entre seminários, que procurem despertar e motivar os alunos para tópicos atuais e relevantes na área em que o mestrado está inserido, e o trabalho prático de desenvolvimento da proposta de Plano de Trabalho e seu acompanhamento.
Resultados de Aprendizagem
Objetivo: Elaboração da proposta de Plano de Trabalho relativa à componente não letiva do mestrado.
Competências:
- Propor/selecionar um tema de investigação.
- Rever de forma crítica a literatura relevante para o tema de investigação.
- Estabelecer objetivos/questões de investigação assertivos, coerentes e realistas e, ainda, com qualidade adequada ao mestrado.
- Descrever o contributo que o trabalho a desenvolver trará para a(s) área(s) em que se insere.
- Analisar a abordagem metodológica adequada.
- Avaliar a exequibilidade no que diz respeito à recolha/disponibilidade/acesso aos dados.
- Elaborar um cronograma de atividades/tarefas a realizar.
- Apresentar e discutir a proposta de Plano de Trabalho.
Programa
1. Estrutura do Plano de Trabalho a propor para a componente não letiva do mestrado
2. Participação em seminários de:
2.1. Investigação
2.2. Apresentação de propostas de temas de investigação por docentes
2.3. Apresentação de trabalhos em desenvolvimento ou finalizados na componente não letiva do mestrado por atuais e antigos alunos
3. Conceção, elaboração e defesa da proposta de Plano de Trabalho
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Fundamental:
- Regulamento Académico do 2.º Ciclo de Estudos do Instituto Politécnico de Coimbra, em Diário da República n.º 153/2022, Série II de 2022-08-09, páginas 242 – 274. http://www.iscac.pt/getfile.php?id=12119
- Oates, B.J., Griffiths, M., McLean, R. (2022). Researching Information Systems and Computing (2nd Edition). Sage.
- Saunders, M.N.K., Lewis, P., Thornhill, A. (2019). Research Methods for Business Students (8th Edition). Pearson.
Complementar:
- National Academy of Sciences, National Academy of Engineering (US), Institute of Medicine (US) Committee on Science, Engineering, and Public Policy (2009). On Being a Scientist: A Guide to Responsible Conduct in Research (3rd Edition). National Academies Press (US). https://research.jefferson.edu/content/dam/university/research/compliance/On%20Being%20a%20Scientist.pdf
- Zobel, J. (2014). Writing for Computer Science (3nd Edition). Springer. https://link.springer.com/book/10.1007/978-1-4471-6639-9
- Bibliografia definida de acordo com a área científica e com a especificidade do tema proposto.