Conhecimentos de Base Recomendados
A componente de Projeto funciona no final do ciclo de estudos.
Métodos de Ensino
As horas de contacto são do tipo orientação tutorial.
Metodologias baseadas na aprendizagem ativa e colaborativa,
para promover a interdependência positiva entre intervenientes, fomentar a responsabilidade individual e o trabalho
autónomo, melhorar a comunicação, desenvolver as aptidões interpessoais, estimular a auto avaliação e a
avaliação periódica do projeto.
A avaliação possui uma componente distribuída informal resultante das reuniões entre os intervenientes, um
relatório de progresso intermédio sempre que previsto, e a defesa do Trabalho de Projeto.
A defesa consiste em provas públicas avaliadas por um júri de acordo com o regulamento do ciclo de
estudos. A avaliação é definida pelo júri considerando pelo menos as seguintes componentes:
Qualidade do conteúdo técnico-científico;
Qualidade do documento apresentado;
Qualidade da apresentação e capacidade de argumentação;
Mais-valia do trabalho para a empresa (se uma envolvida), para escola e para a sociedade.
Resultados de Aprendizagem
Componente Projeto/Estágio/Dissertação – Projeto:
Na componente de Projeto o aluno terá oprtunidade de::
– Demonstrar autonomia e originalidade;
– Desenvolver a capacidade de planear e organizar um projeto com alguma dimensão ao longo de um período alargado;
– Desenvolver a capacidade de documentar um tabalho extenso de engenharia segundo metodologias de investigação científica;
– Colocar na prática os conhecimentos e técnicas adquiridos e desenvolvidas ao longo do curso de mestrado.
No final do Projeto o aluno deverá demonstrar capacidade para:
– Participar no projeto, seleção de componentes, supervisionar a instalação e garantir o funcionamento e manutenção
eficientes dos equipamentos e sistemas;
– Aplicar análise crítica e demonstrar capacidade para investigar;
– Utilizar e integrar conhecimentos para a solução de problemas complexos.
Programa
Componente Projeto/Estágio/Dissertação – Projeto:
Desenvolvimento de um projeto original individual, privilegiando temas que agreguem várias áreas da
Engenharia Eletrotécnica no âmbito do Mestrado, e associado a casos reais.
O tema do projeto pode ser proposto por um docente ou pelo aluno.
A cada projeto é atribuído um ou mais orientadores, de acordo com as áreas envolvidas,
que apoiarão o aluno através de orientação tutorial ao longo do período letivo.
O aluno e os orientadores acordarão um Plano de Trabalho para o projeto.
O Plano de Trabalho deve incluir os objetivos e âmbito do projeto assim como um cronograma das atividades a desenvolver.
Os alunos devem desenvolver as diversas fases do Plano de Trabalho, nomeadamente: definição do problema e definição
de uma estratégia de abordagem, a fase de projeto conceptual, a fase de projeto detalhado e a fase de elaboração da
documentação de suporte ao Projeto.
A utilização de ferramentas de software é valorizada, especialmente se desenvolvidas pelo estudante para cálculos,
dimensionamento ou simulação. A construção e teste de um protótipo serão também objeto de valorização.
Áreas de aplicação: Sistemas de Energia, Automação, Comunicações
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Específica a cada Projeto.