Projeto de Intervenção ou de Investigação Aplicada

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos centram-se na construção do projeto de intervenção/estágio ou de investigação aplicada, a executar no 2.º semestre.
A avaliação a esta UC consiste na apresentação por escrito do projeto de intervenção ou de investigação aplicada (100%).

Resultados de Aprendizagem

1. Desenhar, a partir de uma avaliação de necessidades num contexto gerontológico, um projeto de desenvolvimento individual, institucional e comunitário com e para as pessoas idosas orientados para a promoção da qualidade de vida da pessoa idosa e da melhoria de serviços e práticas organizacionais, familiares e comunitárias.
2. Desenhar, considerando o contexto de estudo, um projeto de investigação aplicada com o objetivo de produzir conhecimento no domínio do envelhecimento e melhorar as intervenções para/com as pessoas idosas.
3. Analisar os desafios associados ao envelhecimento, numa perspetiva integrada, considerando as dimensões biológica, psicológica, social, demográfica, cultural e histórica, propondo soluções ajustadas aos contextos e socialmente inovadoras.

Programa

A construção do Projeto de Intervenção/ Estágio em Gerontologia Social apoia-se numa avaliação de necessidades em contexto de trabalho, que envolva a dimensão pessoal, familiar, institucional e comunitária. A sua execução decorrerá no 2.º semestre na UC Intervenção/Estágio.
A opção pela investigação aplicada integra a construção de um projeto de investigação que tenha presente as implicações do conhecimento produzido em termos de melhoria da ação social no âmbito do envelhecimento, no contexto particular de estudo.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Projecto - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

American Psychological Association (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7.th ed.). APA
Bryman, A. (2012). Social research methods. Oxford University Press
Chong, K., & Cho, M. (2018). Creative ageing cities. Taylor & Francis
Creswell, J., & Creswell, J.D. (2018). Research design. Qualitative, quantitative and mixed methods approaches. Sage
Hulko, W., Brotman, S., Stern, L., & Ferrer, I. (2019). Gerontological social work in action. Anti-oppressive practice with older adults, their families, and communities. Taylor & Francis
Minayo, M., & Costa, A. (2019). Techniques that use speech, observation and empathy. Qualitative research in action. Ludomedia
Peace, S. (2022). The environements of ageing. Space, place and materiality. Bristol University Press
Serrano, G. (2008). Elaboração de projetos sociais: Casos práticos. Porto Editora.
Veríssimo, T. (Coord.) (2014). Geriatria fundamental: Saber e prática. Lidel