Projeto de Produto Alimentar

Os alunos deverão ter conhecimentos consolidados nas seguintes áreas: química alimentar, microbiologia alimentar, processamento geral de alimentos e desenvolvimento de novos produtos.

O protótipo de produto alimentar é realizado em equipa, recorrendo os alunos aos docentes da UC, de
acordo com as valências destes, sempre que necessitem, e sendo regularmente acompanhados por um
dos docentes.

Os objetivos do curso trabalhados nesta UC são o “domínio avançado na tecnologia alimentar”, “liderança e trabalho em equipa” e “comunicação”.

Em particular, o aluno deve:

1. Desenvolver um protótipo de produto alimentar, após otimização das condições de operação ou formulação, que inclui a definição de materiais de embalagem e medição de tempo de vida do produto e a caracterização fisico-química, microbiológica e sensorial do produto.

2. Trabalhar eficientemente num grupo para cumprir o objetivo de aprendizagem anterior, enquanto demonstra capacidade para planear, dividir tarefas e estabelecer acordos.

3. Expor com clareza e proficiência, oralmente e por escrito, o trabalho desenvolvido.

O desenvolvimento do produto alimentar requer o estudo de tecnologia de processamento, planeamento experimental, análises fisico-químicas, sensoriais e microbiológicas e determinação do tempo de vida.

Avaliação periódica
  • - Apresentação oral e escrita do projecto - 60.0%
  • - Desenvolvimento do projecto - 40.0%

A bibliografia será aconselhada pelos docentes no início do semestre, de acordo com o tema de projeto a desenvolver. Os estudantes também serão aconselhados a fazer uso da B-on para encontrar referências pertinentes.