Projeto na área da especialização

Métodos de Ensino

A Formação Orientada para o Projeto será desenvolvida através de sistemas de comunicação síncrona (40h) e através da modalidade presencial (10h). Os formandos participarão, apresentando e discutindo o seu trabalho nas diversas fases da realização o que, em conjunto com participação e envolvimento, ponderará na classificação final da UC PAE. A avaliação desta componente será realizada presencialmente. As sessões de Orientação Tutorial (50 horas) dos projetos a desenvolver poderão realizar-se individualmente ou em pequenos grupos sob a supervisão do(s) docente(s) orientador(es) nomeados pelo Conselho Técnico Científico da ESEC.

A avaliação da U.C. implica a elaboração e defesa pública de um projeto individual escrito o qual possui regulamento próprio. 

Resultados de Aprendizagem

– Mobilizar competências técnicas e científicas relevantes para conceber, implementar, regular e avaliar projetos de intervenção que permitam superar as dificuldades encontradas na gestão escolar

– Proporcionar aos formandos um espaço de aprofundamento de temáticas específicas relevantes no âmbito da administração e organização escolar

– Proporcionar aos formandos a oportunidade de partilhar e refletir sobre as temáticas em estudo e as práticas em desenvolvimento

 – Desenvolver um projeto de intervenção no contexto educativo com a comunidade educativa, no âmbito da administração e organização escolar

Programa

 Ao longo do processo construtivo do Projeto serão tidos em conta, de forma articulada e integrada, conteúdos das UC do Curso de Formação Especializada, tendo por base:

1. Questões éticas e deontológicas na conceção, planeamento e desenvolvimento de um projeto de intervenção na área da Administração e Organização Escolar;

2. Normas e procedimentos para a realização de um projeto;

3. Referenciais teórico-metodológicos a ter em conta na construção de um projeto;

4. Abordagens cooperativas e participativas na conceção e no desenvolvimento de projetos na área da Administração e Organização Escolar;

5. Avaliação da exequibilidade dos Projetos, de acordo com os mais variados fatores inerentes à fase de conceção/planeamento . 

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação presencial
  • - Projecto - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Em função do Projeto. Depending on the Project