Projeto

Conhecimentos de Base Recomendados

Esta UC pretende integrar os conhecimentos adquiridos nas demais UC do curso.

Métodos de Ensino

Nas aulas teórico-práticas são apresentadas algumas considerações gerais sobre o desenvolvimento de projetos e/ou produtos alimentares/bioprodutos. É elaborada uma abordagem aos temas a serem desenvolvidos por cada grupo de trabalho e definem-se estratégias de coordenação, desenvolvimento e otimização. Durante a execução prática do projeto, o trabalho é desenvolvido pelos grupos de trabalho e visa a elaboração de um projeto preliminar relativo: a uma unidade de transformação ou serviços, ou novos alimentos/produtos. O desenvolvimento do processo ou alimento/produto envolve o estudante e orienta-o no sentido de pesquisar, compilar e interpretar a legislação aplicável.

Nas aulas teórico-práticas serão esclarecidas dúvidas relativamente às várias vertentes do projeto e serão dadas recomendações específicas no tratamento de resultados e elaboração do relatório do projeto.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular aborda as questões relacionadas com o papel do Técnico Alimentar ou do Técnico em Biotecnologia, na sua área de conhecimento. Pretende-se que os estudantes desenvolvam conceitos demonstrativos de atuação na indústria alimentar ou industrias biotecnológicas e façam a integração de aprendizagens entre as UC lecionadas no curso. Pretende-se também reforçar a importância da organização e gestão da informação de um processo de produção, e/ou de transformação e/ou de comercialização de um produto alimentar ou biotecnológico, ou de um serviço quer da área alimentar quer da área biotecnológica.

Programa

1. Elaboração de projetos, produtos e de soluções tecnológicas na área alimentar e da biotecnologia.

2. Compilação, identificação, seleção e sistematização da informação e dados necessários aos balanços materiais e energéticos de um processo, componente ou produto. Desenvolvimento de soluções práticas para o planeamento e implementação desses processos ou sistemas.

3. Dimensionamento e especificação das condições de construção e de operação de instalações, utilidades e equipamentos tendo em conta os objetivos fixados, custos (de instalação, energéticos e outros), imperativos de qualidade, segurança e sustentabilidade ambiental.

4. Apresentação e discussão dos resultados dos estudos efetuados e pertinentes para o projeto desenvolvido, no que respeita por exemplo à qualidade nutricional/composicional, segurança alimentar ou outras, e o tempo de vida do produto desenvolvido. Comparação da performance de diferentes processos e serviços.

5. Definição das características da embalagem a utilizar para um dado produto. Apresentação das opções de design para a mesma e eventual elaboração do plano de lançamento do produto no mercado.

6. Apresentação das soluções propostas de forma clara, objetiva e sucinta.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Por Exame
  • - Defesa oral - 50.0%
  • - Componente escrita - 50.0%
Avaliação Contínua
  • - Apresentação e defesa do relatório do projeto - 60.0%
  • - Avaliação do desempenho individual ao longo do semestre - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Aguado J. Ed. et al. Ingeniería de la Industria Alimentaria. Vols: I, II, III. Editorial Sintesis, 1999.

Perry’s Chemical Engineers Handbook, 6ª ed R. H. Perry & D. Green, 1984.

Kessler HG Food Engineering and Dairy Technology. Verlag, 1981.

Peters MS, Timmerhaus KD and West RE. Design and Economics for Chemical Engineers. 5th ed, McGraw-Hill, 2003.

Earl RL. Unit Operations in Food Processing. Pergamon Press. England, 1983.

Singh RP and Heldman DR. Introduction to Food Engineering. Academic Press. USA, 1984.

LIMA, UA; AQUARONE, E; BORZANI, W.; SCHMIDELL, W. – Processos Fermentativos e Enzimáticos. In Biotecnologia Industrial. São Paulo: Blucher, 2001. ISBN: 978-85-212-0280-6. Vol. III.

MCNEIL, B; HARVEY, LM – Practical Fermentation Technology. England: John Wiley & Sons, Ltd., 2008. ISBN: 978-0-470-01434-9

STANSBURY, PF; WHITAKER, A; HALL, SJ -Principles of Fermentation Technology, 2nd ed. London: Hutterword Heinemann, 1995. ISBN: 0750645016

SHULER, ML; KARGI F – Bioprocess Engineering: Basic Processes. 2nd Ed. New York: Prentice Hall, 2001. ISBN-13: 978-0130819086

NAJAFPOUR, GD – Biochemical Engineering and Biotechnology. 1st Ed. The Netherlands: Elsevier, 2007. ISBN: 9780444528452

LEE, J – Biochemical Engineering. [em linha]. Washinton: Prentice-Hall Inc., 2001, 17-07-2017 [data de consulta] Disponível em http://blog.ub.ac.id/riyadhul/files/2014/01/Biochemical-engineering-by-James-Lee.pdf

BAILEY, JE – Biochemical Engineering Fundamentals. US: McGraw Hill, 1986. ISBN: 0070032122

DUTTA, R – Fundamental of Biochemical Engineering. New Delhi: Springer, Ane Books India, 2008. ISBN 978-81-8052-202-4

 

Bibliografia Complementar

Prandl O. Tecnologia y Higiene de la Carne. Ed. Acribia: Zaragoza,1994.

Arthey D and Ashurst. Fruit Processing. Marcel Dekker, London, 1996.

Arthey D and Dennis C. Procesado de Hortalizas. Ed. Acribia: Zaragoza.1991