Projetos em Produção Biológica

Agricultura Geral e Agrometeorologia; Máquinas Agrícolas; Solos e Fertilização; Fitiotecnias; Inimigos das Culturas; Técnicas de Regadio e Drenagem.

As aulas teórico-práticas basear-se-ão na exposição e discussão dos conteúdos do programa e na resolução de casos práticos. Dar-se-á ênfase à concretização de um projecto agricultura biológico de uma empresa real ou plano de conversão da mesma para modo de produção biológica, resultantes de trabalho de investigação desenvolvido ao longo do semestre na exploração em causa. Tentar-se-á promover um processo de diálogo em que todos participem, através da sua própria experiência e saber bem como dos seus casos de estudo. As orientações tutoriais serão destinadas ao apoio da construção de um projecto agricultura biológica, feito por grupos de 3 alunos nas suas horas de trabalho (de contacto e outras), que será submetido à análise e discussão pelos alunos da turma.

1. Identificar e avaliar as potencialidades e estrangulamentos de uma exploração para a sua conversão para Produção Biológica.
2. Conceber um projecto de conversão de uma empresa agrícola convencional para Produção Biológica tendo em vista o seu controlo e certificação.
3. Avaliar tecnicamente, propostas de investimento

1. Apresentação das políticas públicas de apoio à conversão de explorações agrícolas convencionais para Produção Biológica.
2. Legislação aplicável.
3. Processo de controlo e certificação.
4. Planeamento e gestão técnica da exploração,
5. Metodologias para a caraterização edafo-climática, sócio-económica e das potencialidades da região onde se insere uma empresa.
6. Identificação das principais actividades e técnicas implementadas em modo convencional.
7. Identificação de actividades e técnicas a desenvolver em Modo de Produção Biológico.
8. Planeamento técnico de uma empresa agrícola em Modo de Produção Biológico.
9. Elaboração de um projecto de conversão e optimização da exploração.

CARVALHO S. (2018) – Agricultura tradicional. Guia Prático. 2ª Edição. Edições Colibri.

COSTA C.A. (Coord.), CORREIA H.E., CORREIA P., COSTA D., GAIÃO D., GUINÉ R., COELHO C., COSTA, J.M., MONTEIRO A., OLIVEIRA J., PINTO A., RODRIGUES P., CASTRO M., GUERRA L.T., SEEDS C., COLL C., MACDONALD J., RADICS L., SOYLU S., ARSLAN M., TÓTHOVÁ M., TÓTH P., BASILE S. (2016) – Organic Farming e-book. EOSA/IPV, Vigo.

FERREIRA, J., SRECHT, A., RIBEIRO, J., SOEIRO, A. eCOTRIM, G. (2002) – Manual de Agricultura Biológica. Fertilização e protecção das plantas para uma agricultura sustentável. AGROBIO, 3ª Edição.

HANSEN, A. (2010) The Organic Farming Manual. Ed. Storey MA 01247, EUA.

NEWTON, J. (2004) -Profitable Organic Farming. 2ª Edição Blackwell Science UK.

OVELHEIRO, M. (2005) – Estudo de Casos de Boas Práticas de Gestão de Explorações Agrícolas. SPI.

ROLDÃO, V. (2005) – Gestão de Projectos: Abordagem Instumental ao Planeamento, Organização e Controlo. Lisboa: Monitor.

SERRANO, J. (2003) – Agricultura Ecológica. Manual y Guía Didáctica. IRMA.

TRIGUEIRO, J.J., ABREU, J.M., SILVA, D. (2005). – Conceitos e Práticas em Modernas Explorações Agrícolas. SPI.

URBANO TÉRRON, P. (2002) – Fitotecnia. Madrid: Ediciones Mundi-Prensa.