Propagação Vegetal

Métodos de Ensino

Para a concretização dos objectivos da unidade curricular e a conferência das competências previstas aos alunos, o processo de ensino aprendizagem assenta:
No estudo de casos, acompanhado de um conjunto de instruções que levam o aluno a analisá-los, a tirar conclusões e a tomar decisões ou sugerir acções; na execução de trabalhos práticos de aplicação dos conceitos teóricos, que tanto podem ser de natureza numérica, como laboratorial ou de campo; na pesquisa bibliográfica necessária para complementar a informação obtida nas aulas e para a execução dos relatórios. 

Resultados de Aprendizagem

A propagação vegetal tem como objectivos: 1) conhecer as metodologias e as técnicas associadas à reprodução e propagação de plantas; 2) conhecer as vantagens, limitações e condições de aplicação das diferentes técnicas de propagação vegetal; 3) conhecer os métodos para avaliação da conformidade genética e 4) conhecer as condições necessárias para avaliação da qualidade e certificação.

Programa

1 O conhecimento da biologia de propagação e dos factores ambientais, genéticos e do material vegetal que afectam a propagação vegetal.
2 Os métodos de propagação seminal e macropropagação vegetativa, vantagens, limitações e condições de aplicação. A condução de áreas produtoras de semente e do material vegetal de stock para a propagação vegetativa. Os limites genéticos na enxertia e na polinização controlada.
3 Os métodos de micropropagação e os tipos de sistemas usados na regeneração de plantas, vantagens, limitações e condições de aplicação. A avaliação da conformidade genética. A hibridação somática através da cultura de protoplastos, as suas aplicações e limitações.
4 A propagação em larga escala de plantas seleccionadas: os métodos de propagação e a avaliação da qualidade e certificação.

Métodos de Avaliação

Contínua
  • - Avaliação do trabalho prático - 20.0%
  • - Elaboração, apresentação e discussão de trabalhos - 80.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Canhoto, J.M. 2010 Biotecnologia vegetal, da clonagem de plantas à transformação genética. Imprensa da Universidade de Coimbra.
Debnath, S.C. 2010 Berry bioreactor micropropagation and molecular analysis for genetic fidelity. Acta Hort. 865, 4351.
Gahan, P.B. and George, E.F. 2008 Adventitious regeneration. In: Plant propagation by tissue culture, 3rd ed. (eds. George, E.F., Hall, M.A. and De Klerk, G.J.), pp. 355401. Springer, Dordrech.
George, E.F. and Davies, W. 2008 Effects of the physical environment. In: Plant propagation by tissue culture, 3rd ed. (eds. George, E.F., Hall, M.A. and De Klerk, G.J.), pp. 423464. Springer, Dordrecht.
Hartman, H.T., Kester, D.E., Davies, J.F.T. and Geneve, R.L. 1997 Plant propagation: principles and practices, 6th ed. PrenticeHall, Inc., New Jersey.
Preece, J. 2008 Stock plant physiological factors affecting growth and morphogenesis. In: Plant propagation by tissue culture, 3rd ed. (eds. George, E.F., Hall, M.A.), pp. 403422. Springer.