Psicologia

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica.

 

Not applicable.

Métodos de Ensino

A unidade curricular será desenvolvida segundo um modelo teórico-prático com exposição estruturada dos conteúdos e respetiva análise e discussão ou debate. Utilizar-se-á uma metodologia interrogativa e interativa prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo, sempre que se justifique, a meios audiovisuais. O treino das aptidões comunicacionais base e específicas, na relação com o doente, contemplará momentos de trabalho em pequenos grupos, com apoio tutorial e o treino de Roleplay. O treino das aptidões comunicacionais, de colaboração e inter-ajuda, no contexto do trabalho em equipa, poderão decorrer em articulação com o Projeto de Educação pelos Pares, no âmbito das atividades que estiverem a decorrer e forem de interesse para a UC.  Atividades de voluntariado (em contexto escolar ou comunitário, devidamente autorizadas), de forma a promover o desenvolvimento das competências comunicacionais e outras soft skills. Ainda a referir a possibilidade de colaboração de estudantes do curso de Teatro e Educação da ESEC nas aulas de Simulação das competências de comunicação em saúde (Simulação colaborativa), desde que devidamente autorizados. Por último, a aplicação dos conteúdos lecionados aos contextos da Radiologia, Medicina nuclear e Radioterapia, com o contributo de profissionais das áreas referidas. Acresce o estudo autónomo com pesquisas sobre os conteúdos expostos e a leitura e análise crítica de textos/artigos.

 &

The curricular unit will be developed according to a theoretical-practical model with structured exposition of the contents and respective analysis and discussion or debate. An interrogative and interactive methodology will be used prior to the presentation of the main contents and concepts, and demonstration/exemplified by their practical application in everyday situations and resorting, whenever justified, to audiovisual media. The training of health communication skills, in relation to the patient, will include work moments in small groups, with tutorial support and roleplay. The training of communication, collaboration and inter-help skills, in the context of teamwork, will take place in conjunction with the Peer Health Education Project, within the scope of activities that are taking place and are of interest to the UC. Volunteering activities (in a school or community context, duly authorised) in order to promote the development of communication skills. Also worth mentioning the possibility of collaboration of students from ESEC’s Theater and Education course in Health Communication Skills Simulation classes (Collaborative Simulation), as long as they are duly authorized. Finally, the application of the contents taught to the contexts of Radiology, Nuclear Medicine and Radiotherapy, with the contribution of professionals from the aforementioned areas. In addition, the autonomous study with research on the exposed contents and the reading and critical analysis of texts/articles.

Resultados de Aprendizagem

O aluno deve:

1 – Adquirir conhecimentos sobre:

  • Comunicação (verbal e não verbal), relações interpessoais e aptidões de comunicação em saúde
  • Comportamentos e trabalho em equipa, motivação e processos de liderança
  • Comportamentos, saúde e doença
  • Alterações psicossociais associadas à doença

2 – Desenvolver competências para:

  • Comunicar e interagir de forma adequada, em diferentes contextos profissionais
  • Lidar com situações problemáticas na atividade profissional
  • Refletir sobre a doença em termos psicossociais
  • Ser um agente ativo na promoção de comportamentos de saúde
  • Identificar e lidar com as suas emoções e stress
  • Lidar adequadamente com o utente e sua família

&

The student must:

1 – Acquire knowledge about:

  • Communication (verbal and non-verbal), interpersonal relationships and health communication skills
  • Behaviors and teamwork, motivation and leadership processes
  • Behaviors, health and illness
  • Psychosocial changes associated with the disease

2 – Develop skills to:

  • Communicate and interact properly, in different professional contexts
  • Dealing with problematic situations in professional activity
  • Reflect on the disease in psychosocial terms
  • Being an active agent in promoting health behaviors
  • Identifying and dealing with your emotions and stress
  • Deal properly with the patient and his family

Programa

Módulo 1 – Competências de Comunicação em Saúde (12 horas)

1 – Modelos teóricos da comunicação;

2 – Comunicação verbal e não-verbal;

3 – Aptidões comunicacionais a desenvolver na relação com o utente e na equipa de saúde.

Módulo 2 – Relações Interpessoais e Trabalho em Equipa (10 horas)

1 – Equipa, organização e multidisciplinariedade em saúde;

2 – Variáveis que influenciam o trabalho em equipa (motivação, processos de liderança, …);

3 – Gestão de conflitos;

Módulo 3 – Comportamentos, Saúde e Doença (13 horas)

1 – Evolução conceptual do conceito de saúde;

2 – Comportamentos de saúde e seus determinantes;

3 – Stresse, Coping e doença; Stresse Profissional;

4 – Literacia em saúde e adesão terapêutica;

Módulo 4 – Aspetos psicossociais associados à doença (10 horas)

1 – Repercussões emocionais mais frequentes (perturbações ansiosas e depressivas);

2 – Doença oncológica: o impacto no doente e na família.

&

Module 1 – Health Communication Skills (12 hours)

1 – Theoretical models of communication;

2 – Verbal and non-verbal communication;

3 – Communication skills to be developed in the relationship with the patient and in the health team.

Module 2 – Interpersonal Relations and Teamwork (10 hours)

1 – Team, organization and multidisciplinarity in health;

2 – Variables that influence teamwork (motivation, leadership processes, …);

3 – Conflict management;

Module 3 – Behaviors, Health and Illness (13 hours)

1 – Conceptual evolution of health;

2 – Health behaviors and their determinants;

3 – Stress, Coping and disease; Professional Stress;

4 – Health literacy and therapeutic adherence;

Module 4 – Psychosocial aspects associated with the disease (10 hours)

1 – Most frequent emotional repercussions (anxious and depressive disorders);

2 – Oncological disease: the impact on the patient and family.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BIBLIOGRAFIA PRIMÁRIA (na biblioteca):

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VALA, J., E MONTEIRO, M. B. (2013). Psicologia social (9ª ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian

Ao longo do período lectivo são fornecidos aos alunos textos de apoio, assim como, a documentação utilizada nas
aulas