Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
As aulas teórico-práticas assumem carácter dinâmico, integrando: 1) exposições sistematizadas de informações e conhecimentos; 2) análises críticas, baseadas em projetos de intervenção comunitária gerontológica; 3) trabalhos de pesquisa de documentação; 4) debates.
Para esta UC, a construção do conhecimento centra-se nos princípios da participação e do envolvimento comprometido na construção da aprendizagem. Tendo em conta estes princípios, a abordagem escolhida implica a adopção de metodologias participativas, cooperativas e reflexivas de construção de conhecimentos, nomeadamente nas tarefas definidas, executadas e partilhadas. Os estudantes podem escolher entre avaliação contínua e exame norma.A avaliação contínua é realizada através de um portfolio reflexivo que deverá incluir todos os trabalhos teórico-práticos desenvolvidos ao longo do semestre (50%) e um teste de conhecimentos (50%). A avaliação por exame é constituído por prova escrita (100%).
Resultados de Aprendizagem
1. Compreender a influência social, cultural e ambiental no bem-estar psicológico comunitário.
2. Dominar conhecimentos sobre conceitos, valores e teorias da Psicologia Comunitária e compreender os fatores, mecanismos e estruturas que contribuem para a coesão dos grupos e das comunidades.
3. Direcionar de forma reflexiva as intervenções na área gerontológica para a promoção do desenvolvimento pessoal, social e cultural, tendo em conta as especificidades dos contextos e comunidades.
Programa
1. Psicologia Comunitária: definição conceptual, objectivos.
2. Psicologia Comunitária: origem, evolução e fundamentos:
2.1. Aspectos históricos;
2.2. Valores;
2.3. Sentimento de comunidade;
2.4. Capital Social;
2.5. Empowerment e participação cívica;
2.6. Diversidade.
3. Modelos Teóricos da Psicologia Comunitária.
4. Desenvolvimento Comunitário e Ação Social:
4.1. Aplicações da Psicologia Comunitária: Prevenção, Promoção da Saúde e bem-estar; Mudança Social, Suporte social, grupos de auto-ajuda.
4.2. Processo de Intervenção e Desenvolvimento Comunitário: etapas, características das comunidades competentes e parcerias.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Frequência - 50.0%
- - Portefolio Reflexivo - 50.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Buffel, T., Handler, S., & Phillipson, C. (2019). Age-friendly cities and communities: A global perspective. University of Bristol
Clauss-Ehlers, C. (2021). The Cambridge handbook of Community Psychology. Interdisciplinary and contextual perspectives. Cambridge University Press
Christen, B. (2019). Community power and empowerment. Oxford University Press
Fonseca, A. (2018). Ageing in place. Boas práticas em Portugal. Fundação Calouste Gulbenkian & Universidade Católica
Keys, C., Bond, M., & Serrano, I. (2017). APA handbook of Community Psychology (vol 1, 2). APA
Levine, M., Perkins, D., & Perkins, D. (2005). Principles of community psychology. Perspectives and applications. Oxford University Press
Ornelas, J. (2008). Psicologia Comunitária. Fim de Século
Palmer, G., Rogers, T., Viola, J., & Engel, M. (Eds.) (2021). Case studies in Community Psychology practice. Rebus Pressbooks
Pereira, T. (2022). Promoting healthy and active ageing. A multidisciplinary approach. Routledge.