Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
A avaliação respeitará o estabelecido no Regulamento Interno da ESEC.
A. A avaliação contínua resulta da conjugação dos seguintes elementos:
1. Uma ou duas provas escritas de carácter individual (60% da nota final);
2. Um trabalho de grupo (30% da nota final);
3. Exercícios práticos realizados ao longo do semestre (10%).
B. A avaliação por exame constará de uma prova escrita que versará sobre toda a matéria sumariada.
Resultados de Aprendizagem
– Reconhecer a forma como percepcionamos o mundo que nos rodeia, dando primazia à importância dos estímulos que orientam seletivamente a atenção e estimulam processos cognitivos importantes associados ao processamento da informação;
– Desenvolver a capacidade para reconhecer os processos motivacionais associados à construção seletiva da percepção;
– Conhecer os modelos teóricos, conceitos, fatores e processos mais significativos no domínio da psicologia da percepção;
– Analisar e compreender a importância fundamental inerente às características dos estímulos que orientam selectivamente a atenção do observador (cor, movimento, intensidade, repetição e textura);
– Reconhecer e identificar os processos intra e interpessoais, bem como sócio-culturais, subjacentes à construção cognitiva das imagens.
Programa
1. Introdução à Psicologia da Perceção: contextualização e definição.
2. Os processos sensoriais e os seus estudos iniciais.
2.1 A contribuição da Psicofísica no estudo dos processos sensoriais e conceitos associados:
2.2 Panorâmica geral dos sentidos.
3.Teorias da sensação e perceção: Principais teorias no estudo da perceção.
3.1 Max Wertheimer, o Gestaltismo e as Leis da Organização Percetiva.
3.2. As teorias de Perceção Direta e os processos bottom-up.
3.3. As teorias de Perceção Indireta e os processos top-down.
4. Perceção: uma perspetiva global (temas opcionais)
4.1 A perceção visual: formas e conteúdos percetivos
4.2 A perceção dos padrões auditivos
4.3 Perceção e Seleção Percetiva: A Atenção
4.4 Percepão e Memória
5. Perceção e Imagem:
5.1 A construção pessoal, social e cultural da perceção e das artes visuais.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Resolução de problemas - 30.0%
- - Exercícios Práticos - 10.0%
- - Mini Testes - 60.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
EYSENCK, M.W., & KEANE, M.T. (2017). Manual de Psicologia Cognitiva (7Ed). Porto Alegre: Artmed.
GOLDSTEIN, E. B. (2010). Sensation and perception (8th). Wadsworth, Belmont: Cengage Learn.
MACKAY, W. A. (2006). Neurofisiologia Sem Lágrimas (3a ed). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
NOE, A. (2016): Strange tools: Art and human nature. NY: Hill and Wang.
SACKS, O. (1995). An anthropologist on Mars: Seven paradoxical tales. NY: Vintage/Randon House.
STERNBERG, R. J. (2008). Psicologia Cognitiva. Porto Alegre.: Artmed.
SCHWARTZ, B. L., & KRANTZ, J. H. (2016). Sensation and perception. Thousand Oaks: Sage.
Beau Lotto: Thriving in a world that doesn’t exist
Poetry of perception
Psychology of Perception: Resources
https://isle.hanover.edu/