Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica.
Not applicable.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino incluem métodos expositivos, mas também ativos, interrogativos e demonstrativos,
permitindo uma maior interação com os estudantes e uma aprendizagem mais adequada de novas aptidões, sempre que possível em contexto prático.
As metodologias de ensino incluem a articulação com a comunidade académica e com a comunidade externa à escola, no sentido de promover o desenvolvimento de várias competências (planeamento, inovação, resolução de problemas, pensamento critico científico, trabalho em equipa) essenciais para o futuro desempenho profissional destes alunos.
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Teaching methodologies include expository, but also active, interrogative and demonstrative methods,
allowing greater interaction with students and better learning of new skills, whenever possible in a practical context.
Teaching methodologies include cooperation with the academic community and with the community outside the school, in order to promote the development of various skills (planning, innovation, problem solving, critical scientific thinking, teamwork) essential for future performance of these students, as a professionals.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos:
O aluno deve adquirir conhecimentos sobre:
1 – o contributo da psicologia da saúde para a promoção da saúde, educação para a saúde e literacia para a saúde;
2 – a relação entre os comportamentos e a saúde/doença;
3 – a relação entre o stress/ gestão de stress e a saúde/doença;
4 – burnout e saúde nos profissionais de saúde;
5 – as alterações psicossociais associadas à doença grave e crónica e, em particular, no contexto da Audiologia.
Competências a desenvolver:
1. Capacidade de refletir sobre a doença em termos psicossociais e intervir em programas de promoção da saúde
2. Capacidade de análise e interpretação das relações entre comportamento, emoções e estado de saúde;
3. Capacidade de compreender a relação stress / saúde e de contribuir para a prevenção do burnout.
Goals:
The student must acquire knowledge about:
1 – the contribution of health psychology to health promotion, health education and health literacy;
2 – the relationship between behaviors and health/illness;
3 – the relationship between stress/stress management and health/illness;
4 – burnout and health in health professionals;
5 – the psychosocial changes associated with serious and chronic illness and, in particular, in the context of Audiology.
Skills to develop:
1. Ability to reflect on the disease in psychosocial terms and intervene in health promotion programs
2. Ability to analyze and interpret the relationships between behavior, emotions and health status;
3. Ability to understand the stress/health relationship and to contribute to the prevention of burnout.
Programa
1. Conceito de saúde -2h
– evolução do conceito de saúde e de doença;
– Níveis de saúde: individual e coletiva;
– Dimensões de saúde: saúde geral e saúde mental.
– Saúde pública e comunitária.
2. Psicologia da saúde e Promoção da saúde – 4h
– contributo da psicologia da saúde para a promoção da saúde
– educação para a saúde
– literacia para a saúde
3. Dimensões psicossociais de saúde e doença. Comportamentos orientados para a saúde e para a doença.
Crenças, atitudes, estilos de vida e saúde/ doença -6h
4. Da prevenção da doença à promoção da saúde -4h
5. A importância da Psicologia nos serviços de saúde -7h
– Perturbações emocionais mais frequentes em contexto hospitalar: perturbações ansiosas e depressivas.
Estratégias para lidar com a ansiedade.
6.O stress -7h
– O conceito de stress (evolução ao longo dos tempos);
– A mútua dependência stress – saúde e os factores mediadores dessa relação.
– Stress profissional e burnout
– Estratégias para lidar com o stress.
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1. Health Concept -2h
– evolution of the concept of health and illness;
– Health levels: individual and collective;
– Health dimensions: general health and mental health.
– Public and community health.
2. Health Psychology and Health Promotion – 4h
– contribution of health psychology to health promotion
– health education
– health literacy
3. Psychosocial dimensions of health and illness. Health- and illness-oriented behaviors.
Beliefs, attitudes, lifestyles and health/illness -6h
4. From disease prevention to health promotion -4h
5. The importance of Psychology in health services -7h
– Most frequent emotional disorders in a hospital context: anxious and depressive disorders.
Strategies for dealing with anxiety.
6.Stress -7h
– The concept of stress (evolution over time);
– The mutual dependence stress – health and the mediating factors of this relationship.
– Professional stress and burnout;
– Strategies to deal with stress.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
PRIMÁRIA | PRIMARY (na biblioteca)
Charpentier, G. (2003). As doenças e as suas emoções. Lisboa: Instituto Piaget.
McIntyre, T. (1994). Psicologia da Saúde: Áreas de Intervenção e Perspectivas Futuras. Lisboa: Associação dos Psicólogos Portugueses.
Ogden., J. (2004). Psicologia da Saúde (2ª Edição). Lisboa: Climepsi Editores.
Paúl, C. & Fonseca, A. (2001). Psicossociologia da Saúde. Lisboa: Climepsi Editores.
Reis Marques A, Santos G, Firmino, H, Santos Z, Vale L, Abrantes P, Barata P, Moniz M, Amaral AP,Galvão MJ (…) (1991). Reacções emocionais à doença grave: como lidar… Consulta de Risco – Clínica Psiquiátrica dos H.U.C. Edição Psiquiatria Clínica. Coimbra.
Simões P, & Amaral AP (2019). Educação para a Saúde em idosos de Centro de Dia – estudo piloto com base na Psiconutrição. In: Pereira T (coord). Abordagem Geriátrica Ampla na Promoção de um Envelhecimento Ativo e Saudável, pp: 121-10. Edições IPC| Inovar para crescer. ISBN – 978-989-8649-05-8.
Taylor, S. (2014). Health Psychology. Boston: McGraw – Hill.
SECUNDÁRIA | SECONDARY
Amaral, AP (2018). Stresse, Coping e Doença. In: Macedo A, Pereira AT, Madeira N (coord) Psicologia na Medicina, Capítulo 24. Lidel Edições Técnicas, Lda. ISBN – 978-989-752-348-9.
Amaral AP & Santos G (2019). Burnout and Musculoskeletal Pain: A Health Promotion Intervention. In: Arezes PM, Batista JS, Barroso MP, Carneiro P, Cordeiro P, Costa N, Melo RB, Miguel AS, Perestrelo G (Eds), Occupational and Environmental Safety and Health, pp: 239-248. Springer. ISBN – 978-3-030-14729-7. DOI: 10.1007/978-3-030-14730-3.
Serra, A.V. (2005). O Stress na Vida de Todos os Dias. Coimbra: Edição de Autor.