Psicologia das Relações Interpessoais

Não há conhecimentos de base recomendados definidos.

A unidade curricular será desenvolvida segundo um modelo teórico-prático com exposição estruturada dos conteúdos e respetiva análise e discussão ou debate. Utilizar-se-á uma metodologia interrogativa e interativa prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo, sempre que se justifique, a meios audiovisuais. Contemplará, também, momentos de trabalho em pequenos grupos, com apoio tutorial e a realização de exercícios de dramatização, role-playing, dinâmicas de grupo e outros, com orientação, e ainda o estudo autónomo com pesquisas sobre os conteúdos expostos e a leitura e análise crítica de textos/artigos.

O aluno deve adquirir:

Conhecimentos de:

*  Comunicação e relações interpessoais;

*  Comportamento individual e grupal e suas influências.

Aptidões para:

* Adotar estratégias de comunicação verbal e não-verbal e de interação com doentes, outros profissionais e público;

*  Compreender o mundo que o rodeia no âmbito individual e relacional;

*  Reconhecer e discutir a importância do comportamento na relação interpessoal;

*  Demonstrar empatia face às necessidades do outro.

Competências para:

*  Comunicar e interagir de forma adequada, em diferentes contextos profissionais;

*  Lidar adequadamente com o utente e sua família, respeitando diferenças, direitos e necessidades;

*  Pensar criticamente sobre alguns fenómenos psicológicos que têm impacto na vida do dia a dia;

*  Interpretar e analisar o comportamento humano.

1. Comunicação humana e relacionamento interpessoal

1.1. Comunicação humana Pragmática da comunicação

Importância do estudo da comunicação e funções da comunicação

Comunicação verbal (oral e escrita) e não verbal, comunicação face a face e entrevista

Barreiras à comunicação e fidelidade na comunicação

Atitudes na comunicação

1.2. Relacionamento interpessoal

Estilos de relacionamento interpessoal

Interação social e relações interpessoais

Fatores que afetam a qualidade das relações interpessoais

Autoconceito, autoestima e processos atribucionais

Cognição social, impressões e fatores para a sua formação, categorização e suas disfunções.

2. O conflito nas relações interpessoais

Os tipos deconflito

Lidar com os conflitos e habilidades para o seu tratamento

3. Motivação

Motivação e comportamento

Teorias e abordagens da motivação

4. O grupo – Fenómenos grupais e processos de liderança

4.1. Interação grupal e identidade

Definição, características e tipos de grupos

O comportamento no grupo

O trabalho em grupo e suas vantagens e desvantagens

Comunicação, eficácia e produtividade do grupo

Coesão grupal e pressão de conformidade

4.2. Liderança

Características e estilos de liderança

Funções e consequências da liderança.

Bibliografia Primária:

*Abreu, M. V. (1998). Cinco ensaios sobre motivação. Coimbra: Almedina.

*Chiavenato, I. (2000). Introdução à teoria geral da administração. (6ª ed. rev. e act.). Rio de Janeiro: Campus. XXVI, 700 p. ISBN 85-352-0557-8.

*Fachada, M. O. (2012). Psicologia das relações interpessoais (2ª Edição). Lisboa: Edições Sílabo.

*Feldman, R. (2001). Compreender a psicologia. Lisboa: McGraw Hill.

*Fiske, J. (1998). Introdução ao estudo da comunicação. Lisboa: Edições Asa.

*Marc, E., & Dominique, P. (1996). Interacção social. Porto: Rés Editora.

*Leyens, J.P. (1985). Teorias da personalidade na dinâmica social: Teorias da personalidade na dinâmica social. Lisboa:Verbo.

*Porritt, L. (1992). Interaction strategies : an introduction for health professionals. 2nd ed. Melbourne: Churchill Livingstone. ISBN 0-443-04214-4.

*Serra, A. V. (1986). Motivação e aprendizagem. Porto: Contraponto.

*Wright, B. (1992). Skills for caring: communication skills. Edimburgo: Churchill Livingstone.

Bibliografia Secundária:

*Academia de Líderes Ubuntu (2019). Construir pontes Ubuntu. Juventude em Ação; Eramus +. Link para download: https://www.academialideresubuntu.org/pt/publicacoes/livro#:~:text=Livro%20%22Construir%20Pontes%22&text=%E2%80%9CGostar%C3%ADamos%20de%20acreditar%20que%20o,culturais%20ou%20da%20sociedade%20civil.

*Berlo, D. K. (2003). O processo de comunicação: Introdução à teoria e à prática. São Paulo: Martins Fontes.

*Prette, A & Prette, Z. (2010). Psicologia das Relações Interpessoais: Vivências para o trabalho em grupo. São Paulo: Vozes.

*Rego, A. (2016). Comunicação pessoal e organizacional: teoria e prátIca (4ª Edição). Lisboa: Edições Sílabo, Lda.

*Santos, L.I.M.M.S. (2019). A liderança como fator potenciador de motivação (Dissertação de Mestrado não publicada). Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Tomar. Link para download: https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/31449/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o-Lideran%C3%A7a_-motiva%C3%A7%C3%A3o%2030_12.pdf

*Watzlawick, P., Beavin, J., & Jackson, D. (1967), (1998). Pragmática da comunicação humana: um estudo dos padrões, patologias e paradoxos da interacção. São Paulo: Cultrix.

Ao longo do período letivo são fornecidos aos alunos textos de apoio, assim como, a documentação utilizada nas aulas.