Psicologia do Desenvolvimento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não existem Conhecimentos de base recomendados.

Métodos de Ensino

A unidade curricular será desenvolvida segundo um modelo teórico com exposição estruturada dos conteúdos e respectiva análise e discussão. Utilizar-se-à uma metodologia interrogativa e interactiva prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo, sempre que se justifique, a meios audiovisuais. Contempla ainda o estudo autónomo com pesquisas sobre os conteúdos expostos e a leitura e análise critica de textos/artigos. 

Resultados de Aprendizagem

O aluno deve adquirir:

Conhecimentos de:

* Desenvolvimento e crescimento humano

* Comportamentos, tarefas e transições desenvolvimentais ao longo da vida

 

Aptidões para:

*Conhecer, compreender e integrar o desenvolvimento das crianças, jovens e adultos, nas suas diferentes dimensões e em diferentes contextos;

* Reconhecer, interpretar e analisar as consequências de alterações ou diferenças desenvolvimentais nas capacidades, caracteristicas e comportamento humano.

 

Competências para:

* Identificar os comportamentos relevantes do ponto de vista desenvolvimental que permitem perceber o estádio de desenvolvimento de determinada criança;

* Reconhecer, interpretar e analisar as consequências de alterações ou diferenças desenvolvimentais nas capacidades, caracteristicas e comportamento humano.

Programa

1. Comportamento e desenvolvimento humano.

 1.1. Bases biológicas do comportamento.

 1.2. Noções introdutórias e relação entre os conceitos.

 

2. Crescimento e desenvolvimento humano ao longo do ciclo de vida.

2.1. O desenvolvimento da criança e do adolescente

  • Desenvolvimento cognitivo;
  • Desenvolvimento postural, motor e fisíco;
  • Desenvolvimento da linguagem;
  • Desenvolvimento social, emocional e moral.

2.2. O desenvolvimento do jovem e do adulto

  • Adolescência, adultez e velhice;
  • Desenvolvimento corporal, cognitivo e interpessoal;
  • Desenvolvimento psicossocial e psicossexual;
  • Desenvolvimento no contexto familiar.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia Primária:

*Craig, G. J. (1992). Human Development. New Jersey: Prentice Hall.

*Delmine, R. & Vermeulen, S. (2001). O Desenvolvimento Psicológico da Criança. Lisboa: Edições Asa.

*Feldman, R. (2001). Compreender a Psicologia. Lisboa: McGraw Hill.

*Hultsch, D. & Deutsch, F. (1981). Adult Development and Aging. New York: McGraw-Hill.

*Joyce-Moniz, L. J. (2002). Psicopatologia do desenvolvimento do adolescente e do adulto. Lisboa. Lisboa: McGraw-Hill.

*Lourenço, O. (2010). Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo – Teorias, Dados e Implicações. Coimbra: Almedina.

*Lourenço, O. (2006). Psicologia do Desenvolvimento Moral – Teorias, Dados e Implicações. Coimbra: Almedina.

*Robert, L. (1995). O envelhecimento: Factos e teorias. Lisboa: Instituto Piaget.

*Slater, A.; Muir, D. (2004). Psicologia do desenvolvimento. Lisboa: Instituto Piaget.

 

Bibliografia Secundária:

*Berger, K.S. (2011). The developing person through the life span (8ªed). New York: Worth Publishers.

*Berryman, J. et al. (2001). A psicologia do desenvolvimento humano. Instituto Piaget.

*Carr, A. (2014). O desenvolvimento normativo. IN A. Carr Manual de psicologia clínica da criança e do adolescente. Uma abordagem contextual (Cap. 1; pps 15-47). Braga: Psiquilibrios Edições

*Damásio, A. (1995). O Erro de Descartes: Emoção, Razão E Cérebro Humano (10 ed.). Mem Martins: Europa- América.

*Joyce-Moniz, L. J. (2002). A Modificação do comportamento. Lisboa: Horizonte de Psicologia.

*Moshman, D. (2005). Adolescent psychological development. Rationality, morality and identity. London: Lawrence Erlbaum Associates Publishers.

*Piaget. J., & Inhelder, B. (1995). A psicologia da criança. Porto: Edições ASA.

*Santos, P. (org). (2007). Temas Candentes em Psicologia do Desenvolvimento. Lisboa: Climepsi Editores.

*Schaffer, H. R. (2004). Introducing Child Psychology. Oxford: Blackwell Publishing.

*Slater, A. & Lewis, M. (Eds). (2002). Introduction to Infant Development. Oxford: University Press.

*Sroufe, L. A.; Cooper, R. G. & DeHart, G. B. (2004). Child development, its nature and course. New York: McGraw-Hill.

*Tetzchner, S. (2019). Child and adolescent psychology. Tipical and typical development. New York: Routledge

 

Ao longo do período letivo são fornecidos aos alunos textos de apoio, assim como, a documentação utilizada nas aulas.