Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através do recurso: a) sessões teóricas expositivas, b) sessões teórico-práticas de análise de casos e de estudos de investigação, c) realização de trabalhos práticos lectivos e extra-lectivos.
Avaliação Contínua: a) Teste ou prova escrita individual – 40.0%, b) Participação presencial nos trabalhos das aula e realização das tarefas individuais propostas – 20.0%, c) Projecto/trabalho de grupo – 40.0%
Avaliação por Exame: Prova escrita individual – 100.0%
Resultados de Aprendizagem
No final do semestre, os estudantes deverão ser capazes de
a) Compreender e saber usar o conhecimento científico acumulado sobre as principais características da comunicação humana, das suas funções e das inúmeras variáveis que se lhe associam;
b) Reconhecer os determinantes e os efeitos dos processos de comunicação;
c) Compreender a importância do desenvolvimento de competências comunicacionais para o exercício de uma atividade profissional na Comunicação Social;
Programa
1) Características dos processos de comunicação humana:
a) Modelos para o estudo dos processos de comunicação;
b) Funções da comunicação;
c) Determinantes e leis da comunicação;
d) Problemas e obstáculos à comunicação.
2) Estudos e teorias sobre os processos de comunicação humana:
a) Pressões sobre a autonomia e reactância psicológica;
b) Dissonância cognitiva e comparações sociais;
c) Mudança de opinião e comunicação persuasiva;
d) Percepção social;
e) Atribuições causais e a explicação subjetiva das realidades sociais.
3) Aplicações ao campo da Comunicação Social
a) A construção da perceção da credibilidade, da competência, da sinceridade e da confiabilidade dos agentes de comunicação;
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Frequência - 40.0%
- - Assiduidade e Participação - 20.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Aparício, M. T. S. (1988). Psicologia de la comunicacion. UNED
Aronson, E., Wilson, T., Akert, R., Sommers, S. (2016). Social psychology. Prentice-Hall.
Baron, R, Branscombe, N R & Byrne, D (2013), Social psychology. Allyn and Bacon.
Delamater, J., Myers, D, Collett, J (2018). Social Psychology. Routledge.
Frings, D. (2018). Social Psychology: The basics. Routledge.
Hewstone, M., & Brewer, M. (Eds.) (2007). Blackwell handbook of social psychology (4 Vols.). Blackwell.
Morales, J. F. et al. (2007). Psicologia social. McGraw Hill.
Neto, F. (2008). Psicologia social I & II. Universidade Aberta.
Pratkanis, A. R., & Aronson, E. (2001). Age of propaganda: The everyday use and abuse of persuasion. Freeman.
Rego, A. (2010). Comunicação pessoal e organizacional. Ed Sílabo.
Smith, E, Mackie, D & Claypool, H (2015) Social psychology. Psychology Press.