Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através do recurso: a) sessões teóricas expositivas, b) sessões teórico-práticas de análise de casos e de estudos de investigação, c) realização de trabalhos práticos letivos e extra-letivos.
Resultados de Aprendizagem
No final do semestre, os estudantes deverão estar em condições de:
a) Identificar os determinantes psicossociais da motivação, do desempenho, da satisfação, da confiança, do envolvimento, da produtividade, da inovação, da identidade e da cultura dos grupos nas organizações.
b) Saber aplicar os conhecimentos adquiridos na análise das dinâmicas organizacionais e na concepção de estratégias e na gestão de processos de comunicação nas organizações
Programa
1. Teorias da motivação nas organizações:
a) Teorias centradas nos conteúdos, nos processos e nos resultados;
b) Aplicações: Programas de reconhecimento, de envolvimento, de gestão por objectivos e de remuneração.
2. Percepção social e atribuição causais:
a) A percepção social e formação de impressões;
b) As atribuições causais e a explicação subjectiva da realidade;
3. Teorias da satisfação no trabalho:
a) A abordagem bi-factorial;
b) O modelo das características de função;
c) A abordagem da determinação das discrepâncias;
d) Abordagens dinâmicas no estudo da satisfação;
e) Aplicações em contextos organizacionais: Medidas satisfação, dos seus determinantes e das suas consequências.
4. Processos de liderança:
a) A teoria dos traços, comportamentais e da contingência;
b) Teorias e modelos contemporâneos;
c) Aplicações em contextos organizacionais
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Teste ou prova escrita individual - 40.0%
- - Projeto/ trabalho de grupo - 40.0%
- - Participação presencial nos trabalhos das aulas e realização das tarefas individuais propostas - 20.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Almeida, F. (2002) Organizações, pessoas e novas tecnologias. Quarteto
Caetano, A. & Vala, J. (2000). Gestão de recursos humanos: Contextos, processos e técnicas. RH Editora
Chiavenato, I. (2014). Comportamento organizacional. A dinâmica do sucesso das organizações. Pioneira Thomson Learning
Cunha, M. P. et al. (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão. Editora RH.
Delamater, J., Myers, D, Collett, J (2018). Social Psychology. Routledge
Frings, D. (2018). Social Psychology: The Basics. Routledge
Gibson, J. L. et al. (2010). Organizações. comportamento, estrutura e processos. McGraw-Hill.
Robbins, S. P., & Judge, T. A. (2016). Organizational behavior. Pearson
Smith, E, Mackie, D & Claypool, H (2015) Social psychology. Psychology Press