Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Not applicable.
Métodos de Ensino
A unidade curricular será desenvolvida com uma exposição estruturada dos conteúdos e respetiva análise e discussão ou debate. Utilizar-se-á uma metodologia interrogativa e interativa prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo a meios audiovisuais.
Será promovida a articulação com atividades de voluntariado (em contexto escolar ou comunitário, devidamente autorizadas), de forma a promover o desenvolvimento das competências comunicacionais e outras soft skills. Contempla ainda o estudo autónomo, e de grupo, com pesquisas sobre os conteúdos expostos e a leitura e análise critica de textos/artigos científicos.
The curricular unit will be developed with a structured exposition of the contents and respective analysis and discussion or debate. An interrogative and interactive methodology will be used prior to the presentation of the main contents and concepts, and demonstration/exemplification of the same through their practical application in everyday situations and using audiovisual means.
Coordination with volunteer activities will be promoted (in school or community context, duly authorised) in order to promote the development of communication skills. It also includes the autonomous study (team work) with research on the exposed contents and the reading and critical analysis of scientific articles.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos
O aluno deve adquirir conhecimentos de:
* Saúde/doença mental;
* Psicopatologia ao longo do ciclo de vida;
* Caraterização e diferenciação dos diferentes quadros psicopatológicos.
O aluno deve desenvolver as seguintes competências:
* Pensamento crítico científico sobre os fatores implicados na saúde mental;
* Capacidade de interagir adequadamente, no contexto profissional da fisioterapia, com pacientes com doença mental.
* Capacidade de refletir sobre a relação do corpo com a doença mental.
Goals
The student must acquire knowledge of:
* Mental health/illness;
* Psychopathology throughout life span;
* Characterization and differentiation of different psychopathological conditions.
The student must develop the following skills:
* Scientific critical thinking about the factors involved in mental health;
* Ability to interact properly, in the professional context of physical therapy, with patients with mental illness.
* Ability to reflect on the body’s relationship with mental illness.
Programa
1. Perspetiva histórica, modelos explicativos e principais classificações em psicopatologia (5H)
2. Perturbações que surgem habitualmente na infância e adolescência (15H)
*Perturbações do desenvolvimento
*Perturbações do comportamento e da ansiedade
*Perturbações de eliminação
*Perturbações alimentares
3. Perturbações que surgem habitualmente na idade adulta (25H)
*Considerações iniciais (psicopatologia da perceção, pensamento, memória e consciência)
*Perturbações ansiosas
*Perturbações do humor
*Esquizofrenia e outras psicoses
&&&
1. Historical perspective, explanatory models and main classifications in psychopathology (5H)
2. Childhood and adolescence disorders (15H)
*Development disorders
*Behavior and anxiety disorders
*Elimination disorders
*Eating disorders
3. Adulthood disorders (25H)
*Initial considerations (psychopathology of perception, thought, memory and consciousness)
*Anxious disorders
* Mood disorders
*Schizophrenia and other psychoses
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
PRIMÁRIA | PRIMARY (Na biblioteca)
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION – DSM-IV : manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais. 4ª ed. Lisboa: Climepsi, 1996. XXVIII, 923 p. ISBN 972-95908-6-9
AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION – Publication manual of the American Psychological Association. 5th ed. Washington, DC: American Psychological Association, 2001. xxviii, 439 p. ISBN 978-1-55798-791-4
SECUNDÁRIA | SECONDARY
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION – DSM V (2013) – Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais (5ª edição).
HELZERD & HUDZIAK (2002). Defining Psychopathology in the 21st Century: DSM-V and Beyond.
MADDUX & WINSTEAD (2016). Psychopathology: Foundations for a Contemporary Understanding.
BOUBLI, M. (2001). Psicopatologia da Criança. Climepsi Editores. Lisboa..
MACEDO, A.F.; POCINHO, F.E. (1999). Obsessões e compulsões. Coimbra: Quarteto.
MONTGMOMERY, S. (1995). Ansiedade e Depressão. Lisboa: Climepsi Editores.
PINTO GOUVEIA, J. (2000). Ansiedade Social. Coimbra: Quarteto.
PIO ABREU, J.L. (2001). Como tornar-se doente mental. Coimbra: Quarteto.
Ao longo do período letivo são fornecidos aos alunos textos de apoio, assim como, a documentação utilizada nas aulas.
Support texts are provided to students throughout the school year, as well as documentation used in class.