Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
A) Avaliação contínua:
1. Qualidade da participação nas atividades letivas (avaliado através da realização de tarefas e exercícios em aula) – 25.0%
2. Realização de um trabalho escrito individual em torno de um ponto do programa previamente selecionado pelo(a) aluno(a) – 75.0%
B) Avaliação por exame:
Exame (teste teórico) – 100.0%
Resultados de Aprendizagem
1. Identificar as conceções definidoras da psicopatologia do desenvolvimento.
2. Compreender os mecanismos envolvidos na adaptação ou incompetência no contexto do desenvolvimento humano; identificação dos fatores de risco e de resiliência (biológicos/genéticos, relacionais, ambientais e culturais), bem como a sua interação ao nível de múltiplos contextos (individual, grupal, sistemas sociais mais extensos) e múltiplos domínios (família, escola, etc.) e as suas implicações para o desenvolvimento humano.
3. Sensibilizar para a natureza desenvolvimental da psicopatologia na criança e no adolescente e para o que a diferencia do normal desenvolvimento; compreender quais as suas sequelas e implicações no desenvolvimento posterior.
4. Conhecer modelos de intervenção preventiva, destinadas a promover o desenvolvimento e a prevenir a psicopatologia.
Programa
1. Psicopatologia do desenvolvimento: a emergência da disciplina
1.1 Âmbito e objetivos da Psicopatologia do Desenvolvimento
1.2 Conceção do desenvolvimento humano
1.3 O paradigma da diversidade de trajetórias desenvolvimentais
1.4 Risco e resiliência
2. Abordagem desenvolvimental da psicopatologia: conceptualização
2.1 Continuidade e descontinuidade no desenvolvimento humano
2.2 Expressão desenvolvimental das perturbações psicológicas: infância vs idade adulta
3. Perspetiva desenvolvimental das perturbações mais frequentes da criança e do adolescente
3.1 Perturbações Neurodesenvolvimentais
3.2 Perturbações Emocionais
3.3 Perturbações do Comportamento
3.4 Perturbações e problemas mais característicos da adolescência
4. Tipos de intervenção em saúde mental
4.1 Conceito e objetivo das intervenções preventivas
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Assiduidade e Participação - 25.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 75.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Cicchetti, D. & Toth, S. L. (2009). The past achievements and future promises of developmental psychopathology: The coming age of a discipline. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 50 (1), 16-25.
American Psychiatric Association (2013). Diagnostic and statistical manual of the mental disorders: DSM-5. Washington, DC: American Psychiatric Association.
Beauchaine, T. P. & Hinshaw, S. P. (2017). Child and adolescent psychopathology (3rd). NJ: Wiley & Sons.
Centifanti, L. C., & Williams, D. M. (2017). The Willey handbook of developmental psychopathology. NJ: Willey-Blackwell.
Cicchetti, D., & Cohen, D. J. (Eds.) (2016). Developmental psychopathology (3nd ed.), Vol. 1, 2, 3. NJ: Wiley & Sons.
Venta, A., Sharp, C., Fonagy, P., & Fletcher, J. M. (eds.) (2021). Developmental Psychopathology. NJ: Wiley & Sons.