Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino assumem um carácter ativo, participativo e dinâmico, integrando uma combinação de exposições teóricas com exposição e análise de casos clínicos práticos, debates, pesquisa, entre outras atividades diversificadas.
Os estudantes podem optar por avaliação contínua e avaliação por exame.
A avaliação contínua é constituída por 2 momentos de avaliação: trabalho de grupo escrito (50%) e a realização de uma prova escrita de conhecimentos (50%).
A avaliação por exame consiste numa prova escrita que integra uma parte teórica (50%) e uma parte prática (50%).
Resultados de Aprendizagem
1. Identificar desvios ao envelhecimento psicológico normal no âmbito da avaliação mental.
2. Identificar os aspetos preventivos da doença.
3. Conhecer as patologias mentais bem como as suas especificidades e manifestações atípicas na pessoa idosa.
Programa
1. Avaliação do estado mental da pessoa idosa: envelhecimento normal e patológico.
2. Perturbações neurocognitivas na pessoa idosa: avaliação e intervenção.
3. Perturbações da ansiedade da pessoa idosa: avaliação e intervenção.
4. Perturbações do Humor: especificidades e manifestações atípicas na pessoa idosa.
5. Perturbações do Sono: avaliação e intervenção farmacológica e não farmacológica.
6. Psicoses de início tardio: apresentações clínicas e diagnóstico diferencial.
7. Doença Física associada à Psiquiatria – Delirium.
8. Aspetos legais:
8.1. Abuso e negligência;
8.2. Capacidade decisória e testamentária.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Componente Prática - 50.0%
- - Componente Teórica - 50.0%
- - Frequência - 50.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
APA (2014). DSM 5. Manual de Diagnóstico e Estatístico das Perturbações Mentais (5.a Ed.). Lisboa: Climepsi Editores.
Baldwin, R.C. (2010). Depression in later life. New York: Oxford Psychiatry Library.
Correia, D.T. (Coord.) (2014). Manual de Psicopatologia (2.a ed.). Lisboa: LIDEL
Firmino, H. (Ed.) (2006). Psicogeriatria. Coimbra: HUC.
Laidlaw, K., & Knight, B. (Eds.) (2008). Handbook of emotional disorders in later life. UK: Oxford University Press.
Sequeira, C. (2010). Cuidar de idosos com dependência física e mental. Lisboa: Lidel.
Quaresma, M.L., & Pitaud, P. (2007). Pessoas com doença de Alzheimer e suas famílias. Perspetivas e análises. Lisboa: Universidade Lusíada Editora.
Zarit, S., & Zarit, J. (2011). Mental disorders in older adults: Fundamentals of assessment and treatment (2nd ed.). New York: The Guilford Press.