Qualidade, Conservação e Transformação dos Produtos Agropecuários

Métodos de Ensino

Aulas de carécter expositivo complementadas com actividades práticas em campo ou em oficina tecnológica.

Resultados de Aprendizagem

Conhece os principais factores intrínsecos e extrínsecos que condicionam o desenvolvimento microbiano em alimentos;
Reconhece a influência dos parâmetros condicionantes da duração e qualidade do armazenamento: temperatura, humidade relativa, composição e circulação do ar;
Conhece os princípios da tecnologia pós-colheita;
Conhece os principais processos usados na conservação e transformação de alimentos de origem animal e vegetal e relaciona-os com os mecanismos de controlo dos factores que condicionam o desenvolvimento microbiano em alimentos;
Relaciona os principais processos de conservação e transformação de alimentos com a utilização de metodologias e processos simplificados e com baixos custos de aplicação;
Conhece os principais perigos para a segurança dos alimentos;
Demonstra conhecer as boas práticas de higiene na produção de produtos alimentares.

Programa

1. Princípios gerais de conservação dos alimentos.
2. Aplicações de processos de conservação de alimentos a produtos de origem animal e de origem vegetal.
2.1.Características biológicas dos produtos hortofrutícolas com aptidão a serem conservados pelo frio.
2.2. Factores pré-colheita, colheita e preparação para o mercado que condicionam o comportamento pós-colheita;
2.3. Tecnologias de conservação de produtos hortofrutícolas biológicos;
2.4. Processamento e conservação de leite e produtos lácteos;
2.5. Processo de abate e tecnologias de transformação e conservação da carne;
3. Segurança Alimentar.
3.1. Principais perigos para a segurança dos alimentos;
3.2. Boas práticas de higiene na produção de produtos alimentares.

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua e periódica
  • - Avaliação contínua e periódica - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

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VARNAN, A., SUTHERLAND, J.P. Carne y Productos Cárnicos. Editorial Acribia.: Zaragoza. España, 1995.
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