Qualidade em Turismo

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As matérias a lecionar serão apresentadas com recurso a aulas teóricas, teórico práticas e práticas.
As aulas teóricas visam dotar os alunos de conceitos considerados estruturantes.
As aulas teórico-práticas, através de análise de textos, análise de casos e outras metodologias ativas de ensino-aprendizagem, fomentam o debate e a pesquisa e pretendem alertar os alunos para os desafios e as tendências da qualidade em turismo.
Os trabalhos em grupo visam desenvolver o trabalho em equipa e a autoformação.
A aprovação na disciplina é obtida com a nota mínima de 10 valores.
O aluno poderá optar entre duas modalidades de avaliação: avaliação contínua e exame final.
A avaliação por exame final consiste numa prova escrita de avaliação de conhecimentos, a realizar nas respetivas épocas de avaliação.
A avaliação contínua resulta dos seguintes parâmetros:
a) prova individual de conhecimentos (40%);
b) trabalho em grupo (50%);
c) participação e empenho no decorrer das aulas (10%).

Resultados de Aprendizagem

Com esta unidade curricular pretende-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências:
1. Perceber o modelo da Qualidade e a necessidade de aplicar ao turismo sistemas integrados da qualidade;
2. Sensibilizar para os mecanismos de controlo da qualidade dos serviços e equipamentos turísticos;
3. Propor melhorias na prestação de serviço de acordo com o estudo do grau de satisfação efectuado;
4. Identificar e integrar as técnicas da qualidade com impacto no marketing, na comunicação e na competitividade dos projectos de desenvolvimento turístico;
5. Perceber a importância da Qualidade nos destinos turísticos.

Programa

1. Qualidade: Conceitos, modelos, requisitos e normas.
2. Qualidade em turismo: qualidade dos equipamentos e qualidade da atividade de prestação de serviços.
3. Qualidade como fator estratégico e como ferramenta de Gestão no planeamento e competitividade em turismo.
4. Qualidade dos destinos turísticos: perceção e realidade.
5. Abordagem por processos: transformação dos inputs em outputs e outcomes.
6. Indicadores, instrumentos, técnicas, metodologias e estratégias de monitorização e controlo de processos.
7. Avaliação dos Sistemas da Qualidade.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Frequência - 40.0%
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Crato, C. (2010). Qualidade: condição de competitividade. Porto: Princípia Editora.
Lopes, A., & Capricho, L. (2007). Manual de gestão da qualidade. Lisboa: Editora RH.
Martin, J.; Mendoza, C., & Román, C. (2014). Service quality evaluation in the tourist apartments industry: a segmented and weighted importance-satisfaction analysis. Revista turismo & desenvolvimento, 2(21), pp. 33-47.
Mira, M. R., Mónico, L., Breda, Z., & Moura, A. (2020). Quality in tourism from the perspective of the local Portuguese public decision-makers: The case study of Portugal’s Centro Region. Revista Portuguesa de Estudos Regionais, 56, 19-41.
Mira, M. R., Moura, A., & Mónico, L. (2018). A new measure of the quality of tourism product. Journal of Tourism and Services, 9(17).
Neves, A., Marchiori, P. (2014). Qualidade percebida de produtos e serviços turísticos em eventos: técnicas e ferramentas para análise de conteúdo do twitter. Revista turismo & desenvolvimento, 2(21/22), pp. 173-182.