Química do Ambiente

Conhecimentos de Base Recomendados

Tratando-se de uma Unidade Curricular de cariz introdutório, não se exigem conhecimentos prévios relevantes.

Métodos de Ensino

A UC contempla:

– 1 aula teórica de 2 horas por semana, onde o professor expõe sumariamente os conteúdos programáticos da disciplina e aplica os conceitos químicos apresentados à compreensão de exemplos práticos pertencentes ao universo do profissional de Saúde Ambiental, introduzindo o aluno à aplicação desses conceitos na resolução de problemas;

– 1 aula teórico-prática de 2 horas por semana, onde os alunos procedem à resolução acompanhada de exercícios de aplicação prática formulados no âmbito do universo do profissional de Saúde Ambiental com o intuito de clarificar e relacionar os assuntos abordados na componente teórica, bem como de conferir competências efetivas na análise e resolução de problemas reais.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem por objetivo proporcionar aos alunos a aquisição de uma perspetiva global do estudo da Química e da sua interação com as outras ciências, em particular com a áreas da Saúde Ocupacional e Ambiental.

Conhecimentos a adquirir pelo estudante:

Pretende-se que os alunos se familiarizem com os conceitos fundamentais da Química de modo a poder compreender e resolver problemas ligados à interpretação de fenómenos físico-químicos, com relevo para as questões relacionadas com a Saúde Ocupacional e Ambiental;

Aptidões a adquirir pelo estudante:

– reconhecer a estrutura de moléculas orgânicas e elaborar cálculos relativos às concentrações das mesmas;

– conhecer os fundamentos das mais relevantes técnicas convencionais e instrumentais de análise;

– identificar as substâncias perigosas e os riscos a estas associados, bem como as boas práticas da sua utilização em condições de segurança;

Competências a adquirir pelo estudante:

– manusear e utilizar material de laboratório respeitando as regras de segurança.

Programa

1. Constituição da Matéria – Conceitos Fundamentais (4h)

2. Soluções (6h)
2.1. Concentração de soluções e as várias formas de a expressar
2.2. Diluição de soluções

3. Química inorgânica (10h)
3.1. Nomenclatura em química inorgânica
3.2. Reações Ácido-base
3.3. Reações de Oxidação-redução

4. Ligação química nos compostos de carbono: orbitais atómicas e moleculares (4h)

5. Química Orgânica (16h)
5.1. Famílias de compostos orgânicos e seus grupos funcionais
5.2. Nomenclatura de compostos orgânicos
5.3. Isomeria
5.4. Síntese orgânica – Reações principais
5.5. Identificação de compostos orgânicos

6. Segurança química (20h)
6.1. Tipos e formas de riscos químicos
6.2. Classificação e rotulagem de produtos químicos perigosos
6.3. Compatibilidade química e as regras de armazenamento de produtos químicos
6.4. Fundamentos de métodos instrumentais de análise
6.4.1. Métodos Espetroscópicos
6.4.2. Métodos Eletroanalíticos
6.4.3. Métodos Cromatográficos

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia primária:

Goldsby, K. e Chang, R., Chemistry, McGraw Hill-Education, New York (2012).

Mahan, Química, um curso universitário, Ed. Edgard Blucher, São Paulo (1972).

Russel, Química Geral, McGraw Hill, São Paulo (1982).

Rosenberg, Química Geral, Ed. McGraw Hill, São Paulo (1982).

Vogel, Análise inorgânica quantitativa, Ed. Guanabara, Rio de Janeiro (1981).

Aléxiev, Análise Qualitativa, Ed. Lopes da Silva, Porto (1983).

 

Bibliografia secundária:

Manahan, S.E. Environmental Chemistry: Eleventh Edition (11th ed.). CRC Press (2022).

Artigos científicos que são selecionados em função dos conteúdos lecionados e interesses dos alunos.