Química-Física

Conhecimentos de Base Recomendados

Física, Química e Inglês

Métodos de Ensino

Metodologias de ensino: Apresentação de conceitos e de casos de estudo. Resolução de questões. Realização de apresentações, trabalhos, relatórios,  fichas e trabalhos laboratoriais.

Resultados de Aprendizagem

Após frequentar a unidade curricular de Química-Física espera-se que os resultados de aprendizagem sejam:
– Definir equilíbrio químico e escrever a expressão da constante de equilíbrio.
– Prever o sentido de uma reação de equilíbrio com base no Princípio de Le Chatelier e com base no cociente de reação.
– Determinar a composição de um sistema em equilíbrio químico.
– Identificar os pares ácido-base conjugado numa reação química.
– Reconhecer a força dos ácidos e bases por meio de suas constantes de equilíbrio Ka e Kb, respetivamente.
– Determinar a composição e calcular o pH de soluções de ácidos e bases fortes, de ácidos e bases fracas, de sais ácidos ou básicos e de soluções tampão.
– Preparar soluções e realizar titulações potenciométricas de ácido-base.
– Determinar a composição de soluções de sais pouco solúveis.
– Determinar a solubilidade de sais pouco solúveis em sistemas aquosos saturados.
– Aplicar a equação de Michaelis-Menten e o modelo cinético de primeira ordem ao funcionamento de reatores biológicos.
– Explicar como se procede ao isolamento, purificação e caracterização de enzimas.
– Enumerar e descrever aplicações enzimáticas na Indústria e Medicina.

Programa

Equilíbrio químico.
Equilíbrio ácido-base, soluções tampão e titulações ácido-base (Laboratório).
Equilíbrio de solubilidade.
Equação de Michaelis-Menten e modelo cinético de primeira ordem.
Produção de Enzimas de Interesse Biotecnológico.
Enzimas na indústria de alimentos, na indústria de papel e celulose, na indústria têxtil e na indústria farmacêutica.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

. Avaliação periódica
  • - 1.º Teste: 32,5%; 2.º Teste: 32,5%; Média aritmética das classificações dos trabalhos: 35%. - 100.0%
Avaliação por exame
  • - Exame Teórico-Prático: 65%; Exame Prático: 35%. - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

– Goldsby, K. & Chang, R. (2013). Química (11.ª ed). McGraw-Hill.
– Madivate, C., Manhique, A., Júnior, P. M., Muiambo, H. & Sitoe, A. (2014). Química Geral e Inorgânica – Exercícios. Escolar Editora
– Madivate, C., Manhique, A., Júnior, P. M., Muiambo, H. & Sitoe, A. (2014). Química Geral e Inorgânica – Teoria. Escolar Editora
– Metcalf & Eddy Inc. (2013). Wastewater Engineering: Treatment and Resource Recovery (5.ª ed). McGraw-Hill.