Reabilitação e Fisioterapia Animal

Conhecimentos de anatomia e fisiologia animal.

Para a concretização dos objectivos da unidade curricular as metodologias de ensino assentam:
1. Exposição pelo docente de conteúdos relacionados com os aspectos teóricos desta unidade curricular;
2. Demonstração pelo docente de práticas relacionadas com a unidade curricular, particularmente em pequenos animais e equinos;
3. Execução por parte dos alunos de práticas previamente demonstradas pelos docentes.
4. Pesquisa bibliográfica orientada sobre temas importantes para a UC.

O objetivo desta Unidade Curricular é  fornecer ao estudante conhecimentos e competências relacionados com a reabilitação dos animais após uma lesão e as diferentes formas de realizar fisioterapia nas diferentes espécies animais, nomeadamente no que se refere à reabilitação óssea, articular, muscular, neurológica e mesmo cutânea.

Tem como objectivos de aprendizagem:

Conhecer o processo de cicatrização de diferentes tipos de tecidos;

Compreender a importância da reabilitação do animal no seu bem-estar;

Conhecer diferentes formas de obter a reabilitação do paciente, após diferentes tipos de lesão;

Conhecer de que forma a fisioterapia pode ser aplicada em pacientes de diferentes espécies, a fim de os reabilitar;

Executar ações de reabilitação e de fisioterapia nos pacientes, de acordo com o diagnóstico veterinário e tratamento prescrito.

1. O processo de cicatrização dos diferentes tipos de tecidos, em particular do tecido ósseo, do tecido articular, do tecido muscular, do tecido neurológico e do tecido tegumentar; 2. Importância da reabilitação do paciente para a sua qualidade de vida e bem-estar; 3. Formas para conseguir a reabilitação do paciente após a lesão; 4. Diferentes formas de aplicar a fisioterapia, em diferentes espécies animais, na reabilitação do paciente.

• Carver, Dona. 2016. Practical physiotherapy for veterinary nurses. Wiley-Blackwell.
• Goldberg, Mary Ellen & Tomlinson, Julia. 2017. Physical rehabilitation for veterinary technicians and nurses. Wiley-Blackwell.
• McGowan, Catherine & Goff, Lesley. 2016. Animal physiotherapy, assessment, treatment and rehabilitation of animals 2nd Ed. Wiley-Blackwell.
• Millis, Darryl L. & Levine, David. 2014. Canine rehabilitation and physical therapy 2nd Ed. Elsevier.
• Tully Jr, Thomas N. & Mitchell, Mark A. 2012. A veterinary technician’s guide to exotic animal care 2nd Ed. AAHA Press.