Relações com os Media

Métodos de Ensino

Utilizar-se-á nesta unidade curricular uma metodologia expositiva, tomando como ponto de partida os fundamentos teóricos da disciplina. Esta metodologia será complementada pela ilustração dos princípios teóricos a partir do recurso a dados empíricos. Será feito uso de artigos científicos recentes que demostrem a aplicabilidade da teoria a situações concretas.

Resultados de Aprendizagem

Compreender as relações com os media numa ótica de construção da imagem e da reputação corporativa;

Conhecer modo de interação com os media, propiciando a comunicação sobre produtos, marcas e instituições;

Aquisição de competências para ações de agendamento informativo.

Capacidade de análise crítica dos processos de produção de mensagens pelos media;

Capacidade de análise crítica de uma estratégia de ação de comunicação de uma organização através dos media;

Capacidade de conceção, estruturação e operacionalização de uma estratégia de ação comunicacional através dos media.

Programa

Media e sociedade: a problemática dos efeitos

Organizações mediáticas e interligação com as fontes

Informação e acontecimentos

Inventário dos temas de informação

Seleção a informação a difundir (regras)

Que acontecimentos interessam aos jornalistas?

Explorar o acontecimento

Organização de um serviço de relações com os media

O assessor de imprensa: missão e tarefas

Ficheiros de imprensa

Dossier de imprensa

Comunicado de imprensa

Conferência de imprensa

Informação em caso de crise

Relações com os media digitais

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação por exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Periódica
  • - Trabalho prático - 50.0%
  • - Prova escrita - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Deschepper, J. (1992). Saber comunicar com os Jornalistas, CETOP.

Granado, A., & Malheiros, V. (2001). Como Falar com Jornalistas sem ficar à Beira de um Ataque de Nervos, Gradiva.

Libaert, T. (2008). Le Plan de Communication: Définir et organiser votre stratégie de communication, Dunod.

Lloyd, J., & Toogood, L. (2015). Journalism and PR, News Media and Public Relatons in the Digital Age, Tauris & Co.

Mimoso, M. (2012). Jornalistas e Empresas: pistas para uma relação necessária. Cidot Portugal.

Motion, J., Heath, R. L., & Leitch, S. (2016). Social Media and Public Relations, Fake Friends and Powerful Publics. Routledge.