Relato Financeiro e Sustentabilidade

Conhecimentos de contabilidade financeira adquiridos em licenciatura ou decorrentes de experiência profissional.

O desenvolvimento do programa far-se-á com recurso a métodos ativos, que impliquem a participação dos alunos e o fomento de uma perspetiva teórico-prática das matérias contabilísticas abordadas e do relato financeiro e não financeiro. Recorre-se a exemplos, casos práticos e estudos de caso, fazendo um apelo constante às apreciações dos mestrandos e debate, a fim de fomentar o raciocínio e a visão crítica. Convida-se um orador para uma das aulas, para mostrar a investigação sobre um tópico do programa. Os trabalhos de grupo contribuem para uma maior vinculação entre a teoria e prática e constituem um estímulo à investigação.

As metodologias de ensino permitem desenvolver competências específicas e transversais que vão ao encontro dos objetivos definidos na unidade curricular, ao ser combinada a vertente expositiva, tanto teórica como no âmbito de casos práticos e reais, por parte da docente, com a intervenção dos estudantes no âmbito dos casos práticos e da sua apresentação dos trabalhos, o que permite aprofundar a compreensão sobre o relato financeiro e não financeiro.

A unidade curricular tem os seguintes objetivos:

1. Contextualizar as exigências contabilísticas resultantes da globalização e internacionalização das empresas.

2. Analisar e discutir os novos desafios na preparação da informação financeira e relato financeiro face à estratégia europeia.

3. Estudar alguns temas do normativo contabilístico, visando a ampliação dos conhecimentos adquiridos na licenciatura, dando especial relevo à análise das alternativas e regras de valoração contidas nas normas e consequente impacte nas demonstrações financeiras.

4. Estudar as atuais tendências a nível do relato empresarial, nomeadamente, sobre a sustentabilidade, governo das sociedades e relato integrado.

No final da unidade curricular, os estudantes devem ter adquirido as seguintes competências:

1. Compreender as exigências no âmbito do relato financeiro das empresas, consoante o normativo contabilístico adotado, decorrentes da internacionalização das empresas, da estratégia da União Europeia e do regulador nacional.
  2. Identificar e compreender os novos desafios e tendências no relato financeiro e no relato não financeiro.
  3. Saber identificar o tratamento contabilístico adequado no âmbito das matérias selecionadas para estudo na unidade curricular, baseando-se no normativo nacional e internacional.

I – Aspetos introdutórios

1. A informação financeira em contexto de globalização.
  2. Estratégia europeia e situação nacional em matéria de normalização contabilística.
  3. O papel da informação financeira na tomada de decisão.

II – Relato financeiro: estudo de alguns temas especiais

1. Ativos intangíveis.
  2. Modelo de revalorização, justo valor e imparidade em ativos.
  3. Provisões, ativos contingentes e passivos contingentes.
  4. Matérias ambientais.
  5. Locações.
  6. Inventários – valorização produção.
  7. Investimentos financeiros: Demonstrações Financeiras individuais vs consolidadas.

III – Tendências no relato empresarial e a sustentabilidade

1. Relato sobre responsabilidade social e sustentabilidade.
  2. A demonstração não financeira obrigatória.
  3. O relato sobre governo das sociedades.
  4. O futuro do relato empresarial – Relato integrado.

Básica:

Bernardi, C. (2020). Implementing Integrated Reporting: Lessons from the Field (SpringerBriefs in Accounting). Springer.

Elliott, B., & Elliott, J. (2019). Financial Accounting and Reporting, 19th edition. England: Pearson Education. ISBN-13: 978-1292255996.

Herriot, Scott R. (2016). Metrics for Sustainable Business: Measures and Standards for the Assessment of Organizations, 1st Edition. Routledge.

Larcker, D., & Tayan, B. (2016). Corporate Governance Matters: A Closer Look at Organizational Choices and Their Consequences, 2nd Edition. England: Pearson Education.

Moreira, J. A. C (2020). Contabilidade – Da preparação à interpretação da informação financeira, 2ª edição. Lisboa: Edições Sílabo. ISBN: 9789895610945.

Moreira, J. A. C (2019). Contabilidade – Informação financeira – casos práticos. Lisboa: Edições Sílabo. ISBN: 9789895610181.

Complementar:

Del Baldo, M., Dillard, J., Baldarelli, M.G. & Ciambotti, M. (eds) (2020). Accounting, Accountability and Society: Trends and Perspectives in Reporting, Management and Governance for Sustainability, Series CSR Sustainability, Ethics & Governance. Springer.

Thostrup, J. (2014). Investor Oriented Corporate Social Responsibility Reporting. Routledge.

Material elaborado pela docente:

Material de apoio e casos práticos disponibilizados pela docente.