Resíduos Sólidos e Processos de Tratamento

Conhecimentos básicos de matemática, física e química.

A UC apresenta uma organização modular consituída por dois módulos:

Módulo I – este módulo avalia os resultados de aprendizagem da competência 1

Módulo II – este módulo avalia os resultados de aprendizagem da competência 2

Para atingir os objectivos de cada um dos aspectos focados na unidade curricular e conferir as competências previstas aos estudantes, o processo de ensino e de aprendizagem assenta:

a) no estudo de casos concretos, acompanhado de um conjunto de instruções que levam o estudante a analisá-los, a tirar conclusões e a tomar decisões ou sugerir acções;

b) na execução de trabalhos práticos de aplicação dos conceitos teóricos;

c) na pesquisa bibliográfica necessária para complementar a informação obtida nas aulas e para a execução dos relatórios.

O objectivo desta unidade curricular é promover, no estudante que a complete com sucesso, as seguintes competências:

Competência 1. Conhecer os principais tipos de resíduos: a sua origem, características e propriedades a sua classificação e enquadramento legal; as condições associadas aos processos de tratamento aplicáveis.

Competência 2. Entender os diversos tipos de tratamentos aplicáveis aos resíduos e a respectiva implementação

Módulo I

Propriedades dos resíduos sólidos e classificação. Estado da produção de resíduos em Portugal. A hierarquia das opções de gestão de resíduos sólidos. Plano estratégico dos Resíduos Sólidos no país. Sistemas intermunicipais. Recolha selectiva (Ecopontos e Ecocentros). Conceitos associados à reciclagem e reutilização de resíduos. Legislação nacional e comunitária associada à gestão de resíduos sólidos.

Módulo II

Tipos de tratamento aplicáveis  e respetivas variáveis operatórias: Tratamentos físico-químicos e mecânicos (redução de volume, separação por componentes, estabilização, destilação, evaporação), Tratamentos Térmicos (Incineração; Co-incineração; pirólise; gaseificação) e Tratamentos Biológicos (digestão anaeróbia;compostagem). Conceito de tratamento mecânico-biológico.

Deposição em aterros sanitários: critérios de admissão de resíduos, funcionamento de aterros e medidas de proteccção ambiental.

LANDRETH, R.E., REBERS, P.A., 2019. Municipal Solid Wastes: Problems and Solutions. CRC Press, 1st Edition. ISBN 9780367448400

PITCHEL, J. 2014. Waste Management Practices: Municipal, Hazardous, and Industrial. CRC Press. Second Edition. ISBN 9781466585188

OLIVEIRA, J.F.S., MENDES, B. & LAPA, N. 2009. Gestão, Tratamento e sua Problemática em Portugal

CHRSITIAN V. LOEFFE, 2006. Conservation and Recycling of Resources, Nova Science Publisher Inc., New York.

RYNK, R., 1992. On-farm composting handbook. NRAES.

TCHOBANOGLOUS, G., THEISEN, H., VIGIL, S. A. 1993. Integrated Solid Waste Management – Engineering Principles and Management Issues, McGRAW – HILL INTERNATIONAL EDITIONS.

Apontamentos e outra documentação fornecida pelos docentes.