Resiliência e Promoção da Qualidade de Vida

Métodos de Ensino

A UC será desenvolvida segundo um modelo teórico-prático com exposição estruturada dos conteúdos e respetiva análise e discussão ou debate. Utilizar-se-á uma metodologia interrogativa e interativa prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo, sempre que se justifique, a meios audiovisuais.Contemplará, também, momentos de trabalho em pequenos grupos, com apoio tutorial.Os alunos serão avaliados através de trabalho escrito (50%) e sua defesa oral individual (50%) sobre os conteúdos abordados na UC, que revele a extensão e profundidade dos conhecimentos teóricos adquiridos; a capacidade para refletir sobre esses mesmos conteúdos e de perspetivar/identificar soluções, alternativas e intervenções nos domínios da Educação para a Saúde.
A avaliação pode, também, ser feita através da realização de um exame escrito, durante as épocas designadas para o efeito.

Resultados de Aprendizagem

•Distinguir as dimensões da resiliência.
•Reconhecer a natureza da resiliência no contexto da educação para a saúde.
•Analisar modelos de funcionamento humano e sua avaliação, para balizar as construções da saúde e da qualidade de vida dos indivíduos.
•Elaborar materiais de educação para a saúde em resiliência

Programa

•A adversidade como parte integrante da vida quotidiana do ser humano e a abordagem da resiliência: saúde humana subjectiva, pessoal e interpessoal.
•A evolução cultural e científica do binómio saúde/doença, a resiliência, sua natureza e o ciclo de vida humano.
•A abordagem não patológica do constructo de resiliência; Modelos e teorias sobre a resiliência; A resiliência ao longo da vida.
•A qualidade de vida e a felicidade.
•Prática(s) de otimização da promoção de saúde e qualidade de vida, mas também de proteção e prevenção.
•Dinamização de materiais de Educação em Resiliência e promoção da qualidade de vida e da felicidade
humana.

Métodos de Avaliação

Trabalho escrito
  • - Defesa oral individual - 50.0%
  • - Trabalho escrito - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Albuquerque, A.M. (2005). Resiliência: contributos para a sua conceptualização e medida. Aveiro: Univ. Aveiro-Tese doutoramento.
Albuquerque, A.M. (2015);Luz e som: ecos transparentes de comunicação, Rev. OMNIA, nº2,pp53-64;
Albuquerque, A.M. (2014); À Luz da Resiliência: o Riso e a Perda na educação.
Albuquerque, AM (2012); Releitura de “touchpoints” em caminhos para a qualidade da Educação: a resiliência na AEPEC. In M.F.Patrício, L. Sebastião, J.M.M. Justo e J. Brito (org.), Da Exclusão à Excelência: Qualidade da Educação, pp305-315. Montargil: AEPEC.
Brites, R. (2010) Investigação sociológica: analisar modelos com equações estruturais, Disponível em: http://www.cies.iscte.pt/destaques/documents/AnalisarmodeloscomEquac
Damásio, A. (2010); O livro da Consciência: a construção do cérebro consciente. Lisboa: Temas e Debates – círculo de leitores;
Lima, M.P. (2010); Envelhecimentos. Coimbra: UC