Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
A abordagem científica dos conteúdos programáticos propostos integra a conjugação de métodos de ensino e de aprendizagem diversificados, incluindo: i) exposição, análise e discussão ativa de artigos científicos, no sentido de estimular o desenvolvimento de uma posição crítica em relação ao conhecimento divulgado; ii) recolha, sistematização e apresentação de informação; iii) apreciação e debate de filmes, conferências e outros elementos implicados no domínio da resiliência humana; iv) discussão e reflexão sobre situações problemáticas suscitadas por questões do quotidiano, implicadas no desenvilvimento da resiliência ao longo do ciclo vital da pessoa.
Na avaliação contínua, são considerados os seguintes elementos: frequência escrita, com consulta (50%); e um trabalho de grupo a ser apresentado e discutido em sala de aula (50%). Na avaliação por exame (100%) realiza-se uma prova escrita e/ou oral.
Resultados de Aprendizagem
1.Construir conhecimentos sobre a cronologia pertinente do binómio saúde/doença, nomeadamente da 2ª revolução de saúde. Associá-lo aos níveis etários dos intervenientes (idoso/a, profissional e cuidadores).
2.Identificar e descrever o cuidador e o/a idoso/a através de instrumentos que avaliam a resiliência.
3.Reconhecer modelos e teorias referentes ao construto de resiliência aplicado aos intervenientes, bem como conceitos competências e atitudes de vida salutogénicas que lhes estão associados.
4. Distinguir dimensões no construto resiliência.
5. Consciencializar-se do papel pessoal e interpessoal da estrutura de resiliência.
6. Analisar modelos de funcionamento humano e sua avaliação.
Programa
a. O ser humano enquanto sistema complexo de passado e futuro biofísico e o seu funcionamento.
b. Adversidade quotidiana como parte integrante da vida e a resiliência: saúde humana subjetiva.
c. Sobrevivência e a qualidade de vida (na perspetiva de Damásio, 2002). Realces da evolução cultural e científica do binómio saúde/doença.
d. Balizas da abordagem não patológica de resiliência; Modelos e teorias sobre resiliência e conceitos afins, nomeadamente a concepção e medida deste construto e o Modelo Dinâmico de Saúde, subjetiva e quotidiana, incluindo a proposta da resiliência ao longo da vida.
e. Compreensão da evolução da resiliência, em estudos longitudinais e prospetivos: crescimento de construtos.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Exame - 50.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Albuquerque, A.M. & Frias, A. (2018). Resiliência Humana Neurológica: Em sociedade sou finito mas posso pensar o infinito. Revista Omnia, 8(3), outubro, 15-26.
Albuquerque, A.M. (2014). À Luz da Resiliência: o Riso e a Perda na educação. Revista Omnia, 1, 23-29.
Anaut, M. (2005). A resiliência: ultrapassar os traumatismos. Climepsi Editores.
Baltes, P. B., & Staudinger, U. M. (2000). Wisdom: A metaheuristic (pragmatic) to orchestrate mind and virtue toward excellence. American Psychologist, 55 (1), 122-136.
Damásio, A. (2010). O livro da Consciência: a construção do cérebro consciente. Temas e Debates – Círculo de leitores;
Lima, M.P. (2010). Envelhecimentos. Universidade de Coimbra.
Ralha-Simões, H. (2017). Resiliência e desenvolvimento pessoal : novas ideias para compreender a adversidade. Papa-Letras.
Ralha-Simões, H. (Org.) (2018). Resiliência : novos olhares face aos desafios do nosso tempo. Edições Ex-Libris.