Resistência dos Materiais II

Pretende-se que os alunos tenham conhecimentos sobre estabilidade de estruturas sujeitas as esforços de flexão. Saibam calcular tensões tangenciais(Corte) do efeito de flexão. E calculem esforços e tensões devido à flexão oblíqua, carga excêntrica, flexão composta em estruturas tridimensionais.

Nas aulas teóricas é feita uma exposição teórica de cada assunto que é complementada pela apresentação de exercícios de aplicação. As aulas teórico-práticas incidem fundamentalmente na resolução de exercícios.

O objectivo desta disciplina é fornecer aos estudantes métodos práticos e simples para o cálculo dos elementos típicos mais comuns nas estruturas, sendo utilizados diversos processos aproximados de cálculo.

Esta U. C. permitir que os alunos obtenham deslocamento em estruturas sujeitas à flexão bem como selecionar o perfil em I normalizado. Dá conhecimentos de flexão oblíqua,  carga excêntrica, flexão desviada. Saber analisar estruturas tridimensionais e estruturas à encurvadura.

Tensões devidas à flexão Tensões normais. Tensões de corte. Estudos dos casos da secção rectangular, da secção circular, e dos perfis de alma fina. Tensões combinadas. Critérios de plasticidade e de rotura. Critérios de tensão normal máxima, da tensão de corte máxima, da energia de distorção máxima e de Mohr. Tensões admissíveis a cargas estáticas pelo Regulamento de Estruturas de Aço. Referência à flexão de perfis assimétricos de parede fina – centro de torção. Deformação por flexão Linha elástica. Equação diferencial da linha elástica. Determinação da linha elástica. Cálculo de deformações pelo método das áreas e pelo método da viga conjugada. Cálculo de deformações por tabelas. Flexão oblíqua Tensões. Linha neutra Flexão composta com tracção Tensões. Linha neutra. Flexão combinada com torção Estudo dos casos de barra de secção rectangular e de barra de secção circular. Compressão axial Estabilidade. Dimensionamento. Referência à flexão composta com compressão. Análise de estruturas tridimensionais com todo o tipo de carregamento. Encurvadura, Carga crítica para todo o tipo de apoios.

Gere, J., & Timoshenko, S. (1997). Mechanics of Materials (4th ed.). Boston: PWS Publishing Company.

Farinha, J.S., & Reis, A.C. (1992). Tabelas Técnicas. Setúbal: Edição P.O.B.

Hibbeler, R.C. (2006). Resistência dos Materiais (5ª ed.). São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Beer, F.P., Johnston, E.R., & DeWolf, J.T. (2006). Resistência dos Materiais (4ª ed.). Porto Alegre: McGraw Hill.

Antunes, F. (2012). Mecânica Aplicada –Uma Abordagem Prática. Lidel.

Hibbeler, R.C. (2005). Estática – Mecânica para Engenharia (10ª ed.). São Paulo: Pearson Prentice Hall.