Saúde, Desporto e Lazer

Metodologia expositiva com componente de resolução de problemas.
Elaboração de trabalho escrito individual de análise SWOT de um projeto ou programa de Saúde, Desporto e Lazer (máximo – 15 valores). Avaliação oral individual de conhecimentos de 10 a 15 minutos (máximo – 5 valores)

Com a frequência desta unidade curricular pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
1.Definir e relacionar os conceitos de saúde, desporto, lazer e qualidade de vida
2.Explicar os conceitos de atividade física, exercício físico e aptidão física
3.Fundamentar o papel a atividade física e do lazer na promoção da saúde
4.Identificar e discutir as principais recomendações da atividade física para diferentes populações.
5.Identificar e analisar programas de intervenção em educação para a saúde pelo desporto e lazer
6.Identificar boas práticas de intervenção pedagógica em contextos escolar e de lazer e animação associadas a programas de educação para a saúde com atividades físicas e desporto

1.Conceitos e fundamentos: saúde, desporto, atividade física, lazer, exercício físico, aptidão física e qualidade de vida.
2.Atividade física, exercício físico e aptidão física: componentes e métodos de análise e avaliação.

3.Recomendações de atividade física para diferentes populações.
4.Programas de promoção da saúde: gerontomotricidade, motricidade infantil, desporto infanto-juvenil, desporto adaptado, desporto para todos, desporto para populações específicas, desporto escolar.
5.Pedagogia do desporto, lazer e animação: estratégias de intervenção pedagógica.

Trabalho escrito individual
  • - Trabalho escrito - 75.0%
  • - Apresentação oral - 25.0%

CarvalhoY(2005).Lazer e saúde.UNISESI.Dias G,Mendes R,Serra e Silva P & Branquinho A (2014).Envelhecimento Ativo e Atividade Física.Coimbra.ESEC Haskell W & al.(2007).Physical Activity and Public Health.Medicine & Science in Sports & Exercise,39(8),1423-1434.Henriques M(2013).Atividade Física para a Saúde:recomendações.Fatores de Risco, 29,36-44.Instituto de Desporto de Portugal (2009).Orientações da União Europeia para a atividade física.Lisboa: IDP.Instituto do Desporto de Portugal(2011).Livro Verde da Atividade Física.Lisboa:Observatório Nacional da Atividade Física e Desporto.World Health Organization  (2010).Global recommendations on physical activity for health.WHO.Rocha P(2013).A pandemia da inatividade física:recomendações de ação para a saúde pública.Fatores de Risco,29, 30-36. Silva M (2013).Atividade Física e sua promoção baseada na evidência,lições à volta do mundo:Um resumo e comentário.Fatores de Risco,28,30-35.