Saúde Pública

Conhecimentos de Base Recomendados

Não Aplicável.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino utilizados na unidade curricular são os métodos expositivo, demonstrativo e activo.

Nas aulas da matriz teórica destinadas à aprendizagem de conceitos, é utilizado o método expositivo com recurso a meios audiovisuais e interactivas entre professor e alunos.

Nas aulas da matriz teórico-prática (método de ensino demonstrativo) e de matriz prática (método de ensino activo) destinadas à aprendizagem de um determinado assunto através da análise de problemas e o uso de problemas da vida real para estimular o desenvolvimento do pensamento crítico e habilidades de solução de problemas e a aprendizagem de conceitos fundamentais serão utilizados os métodos de ensino de estudo de caso e Problem Based Learning (PBL).

No âmbito das aulas da matriz teórico-prática são realizadas também, visitas de estudo destinadas a aprofundar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Pretende-se que os alunos desenvolvam trabalhos/atividades em grupo e individuais, que são devidamente calendarizados e planeados no início do semestre e acompanhados no decorrer do semestre.

Pretende-se que em todas as matrizes sejam utilizadas nas aulas, ferramentas como o Mentimeter, Kahoot, entre outras, essencialmente na avaliação formativa.

Resultados de Aprendizagem

CONHECIMENTOS A ADQUIRIR PELO ALUNO:

IDENTIFICAR, CARACTERIZAR E COMPREENDER AS PRINCIPAIS ÁREAS DE INTERVENÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA E A SUA IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE E BEM ESTAR DAS POPULAÇÕES; IDENTIFICAR E IMPLEMENTAR TÉCNICAS/PRÁTICAS DE PREVENÇÃO DA DOENÇA E PROMOÇÃO DA SAÚDE E PROLONGAMENTO DA VIDA SAUDÁVEL, QUE LHE PERMITA DESENVOLVER NO ÂMBITO DA SUA ACTIVIDADE PROFISSIONAL, ACÇÕES JUNTO DAS COMUNIDADES, COM VISTA À MELHORIA DA SAÚDE/AMBIENTE DA MESMA.

APTIDÕES A ADQUIRIR PELO ALUNO:

DESENHAR PLANOS DE ACÇÃO E PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO EM SAÚDE, PARTICIPAR NA SUA IMPLEMENTAÇÃO, EXECUÇÃO, E AVALIAÇÃO, COMPREENDENDO O PAPEL DA SAÚDE PÚBLICA COM ESPECIAL ÊNFASE NA ÁREA DA SAÚDE AMBIENTAL E OCUPACIONAL, PERCEBENDO O PAPEL DOS DIVERSOS INTERLOCUTORES EM SAÚDE (ESTADO, INSTITUIÇÕES, PROFISSIONAIS E COMUNIDADE).

COMPETÊNCIAS A ADQUIRI PELO ALUNO:

IMPLEMENTAR ESTRATÉGIAS DE ARTICULAÇÃO ENTRE OS DIVERSOS FACTORES QUE INTERAGEM COM A DOENÇA E QUE CONDICIONAM A SAÚDE DAS POPULAÇÕES; INVESTIGAR PROBLEMAS DE SAÚDE (INVESTIGAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA) COM REPERCUSSÃO POPULACIONAL E SEUS FACTORES DETERMINANTES; PARTICIPAR NA IMPLEMENTAÇÃO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DE ACÇÃO E PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO EM SAÚDE QUE TÊM POR FINALIDADE A DEFESA, PROTECÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE DA POPULAÇÃO.

Programa

Apresentação dos conteúdos programáticos da unidade curricular. (1 HORA)

1. CONCEITO DE SAÚDE. HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA. NÍVEIS DE PREVENÇÃO. MEDIDAS PREVENTIVAS DE GORDON (3 HORAS).

2. CONCEITO DE SAÚDE PÚBLICA. EVOLUÇÃO HISTÓRICA (ERAS DA SAÚDE PÚBLICA). PRINCIPAIS ÁREAS DE INTERVENÇÃO. MODELOS E SISTEMAS SANITÁRIOS (4 HORAS).

3. INSTRUMENTOS DA SAÚDE PÚBLICA: EPIDEMIOLOGIA; SANEAMENTO DO AMBIENTE; EDUCAÇÃO SANITÁRIA, MEDICINA PREVENTIVA; ADMINISTRAÇÃO SANITÁRIA (4 HORAS).

4. PROMOÇÃO DA SAÚDE: DE OTAWA A YAKARTA. PRINCIPIOS E PRÁTICAS DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: HOSPITAIS PROMOTORES DE SAÚDE; ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE (3 HORAS).

5. PREVENÇÃO DA DOENÇA. EVOLUÇÃO DOS PADRÕES DE DOENÇA (2 HORAS).

6. SAÚDE AMBIENTAL: DEFINIÇÃO E FINALIDADE. MONITORIZAÇÃO SANITÁRIA. VIGILÂNCIA SANITÁRIA (3 HORAS).

7. A MEDIÇÃO DO ESTADO DE SAÚDE NAS POPULAÇÕES: INDICADORES DE SAÚDE (3 HORAS).

8. FACTORES DE RISCO AMBIENTAL. POLUIÇÃO AMBIENTAL. GESTÃO AMBIENTAL. VIGILÂNCIA AMBIENTAL (3 HORAS).

9. DOENÇAS RELACIONADAS COM O AMBIENTE (DEPENDENTES DO SANEAMENTO BÁSICO, DEPENDENTES DO SANEAMENTO ESPECÍFICO) (2 HORAS).

10. DETERMINANTES DA SAÚDE (2 HORAS).

11. ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS: RISCOS ASSOCIADOS E EFEITOS NA SAÚDE PÚBLICA. MEDIDAS DE ADAPTAÇÃO E DE MITIGAÇÃO (6 HORAS).

12. HABITAT: PERSPECTIVA SÓCIO-ECONÓMICA; HABITAT E A SAÚDE AMBIENTAL; PRINCÍPIOS

FUNDAMENTAIS DE UMA HABITAÇÃO SALUBRE (1 HORAS).

13. ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO: QUALIDADE DA ÁGUA- CARACTERÍSTICAS GERAIS; PRINCIPAIS DESTINOS DA ÁGUA; DOENÇAS DE ORIGEM HÍDRICA; MEDIDAS GLOBAIS DE GESTÃO DE RISCO; PRINCIPAIS TIPOS DE TRATAMENTO; COMO SE GARANTE A QUALIDADE DA ÁGUA DISTRIBUÍDA (1 HORAS).

14. ÁGUAS RESIDUAIS: COMPOSIÇÃO; CARACTERÍSTICAS; RISCOS PARA A SAÚDE E PARA O AMBIENTE; PRINCIPAIS TIPOS DE TRATAMENTO (1 HORAS).

15. SOLO: CONTAMINAÇÃO DOS SOLOS; TIPOS DE RESÍDUOS; INTERACÇÃO COM A SAÚDE E O AMBIENTE; TRATAMENTO E DESTINO FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS (1 HORAS).

16. AR: FONTES DE POLUIÇÃO E DISPERSÃO DOS POLUENTES NO AR; EFEITOS DOS POLUENTES DO AR NA SAÚDE; CONTROLE E PREVENÇÃO DAS FONTES POLUIDORAS (1 HORAS).

17. ALIMENTOS: PRODUÇÃO E CONTROLO SANITÁRIO (1 HORAS).

18. SAÚDE OCUPACIONAL: NOÇÕES BÁSICAS; HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO; ERGONOMIA; EPIDEMIOLOGIA OCUPACIONAL (1 HORAS).

19. PLANEAMENTO EM SAÚDE: CARACTERÍSTICAS; TIPOLOGIAS; NECESSIDADE DO PLANEAMENTO EM SAÚDE (1 HORA).

20. ETAPAS DO PLANEAMENTO EM SAÚDE PÚBLICA: DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO (CARACTERÍSTICAS; ELEMENTOS NECESSÁRIOS À SUA ELABORAÇÃO; ETAPAS PARA O ESTUDO DE PROBLEMAS E NECESSIDADES); DEFINIÇÃO DE PRIORIDADES; FIXAÇÃO DE OBJECTIVOS; SELECÇÃO DE ESTRATÉGIAS (FASES NA ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS); ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJECTOS; EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO (2 HORAS).

21. EPIDEMIOLOGIA E PROFILAXIA DAS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS; CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS DE ORDEM EPIDEMIOLÓGICA E PROFILÁTICA DAS PRINCIPAIS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS: BRUCELOSE; CÓLERA; FEBRE ESCARO-NODULAR; LEPTOSPIROSE; SEZONISMO; TUBERCULOSE. DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS; DOENÇAS DE DECLARAÇÃO OBRIGATÓRIA (3 HORAS).

22. VIGILÂNCIA DE VETORES – REDE DE VIGILÂNCIA DE VETORES (REVIVE) (3 HORAS).

23. DESAFIOS ACTUAIS E ESTRATÉGIAS DA SAÚDE PÚBLICA (1 HORAS).

24. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA (1 HORAS).

25. EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE, LITERACIA E AUTOCUIDADOS: DEFINIÇÃO; OBJECTIVOS; DIMENSÕES; FINALIDADES; AÇÕES (2 HORAS)

26. O PAPEL DO TÉCNICO DE SAÚDE AMBIENTAL INSERIDO EM EQUIPAS MULTIDISCIPLINARES, NA IMPLEMENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO NA COMUNIDADE. (1 HORAS).

AS RESTANTES 3 HORAS SÃO DESTINADAS À APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE GRUPO E REALIZAÇÃO DA FREQUÊNCIA.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BIBLIOGRAFIA PRIMÁRIA (BIBLIOGRAFIA EXISTENTE NA BIBLIOTECA)

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BIBLIOGRAFIA SECUNDÁRIA (OUTRA BIBLIOGRAFIA CONSIDERADA RELEVANTE)

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Legislação e Regulamentação Específica.

Manual Prático Com Textos de Apoio.