Segurança Alimentar

Conhecimentos de Base Recomendados

Não exigivel

Métodos de Ensino

Serão utilizadas metodologias de ensino presencial e à distância, a partir da Plataforma de Ensino à distância Moodle e outras eventuais tecnologias da informação que se façam necessárias para a realização do processo educacional. A complementaridade de metodologias de ensino utilizadas pretende reduzir eventuais dificuldades de participação de alunos oriundos de diferentes origens geográficas (obtenção de vistos e outros) e permitirá um atendimento individualizado oferecendo aos discentes mecanismos de participação e atendimento de tutoria presencial e a distância. Neste sentido, através da plataforma online, o discente pode realizar a entrega de trabalhos, interagir com os demais alunos, formular questões ao tutor e acessar a biblioteca virtual.
Serão promovidas metodologias de ensino que privilegiem o percurso centrado na aprendizagem, no trabalho de grupo e no espírito crítico do aluno.

Resultados de Aprendizagem

   Contextualizar o problema da fome e insegurança alimentar no mundo, em particular nos países em desenvolvimento;
   Perceber o conceito de segurança alimentar e nutricional em todas as suas dimensões e a sua evolução histórica;
   Compreender o enquadramento institucional ligado aos projectos de segurança alimentar nos países em desenvolvimento;
   Conhecer as políticas, estratégias e metodologias de promoção da segurança alimentar.

Programa

1. Fome, pobreza e insegurança alimentar: conceitos, visões e abordagens
1.1. Conceitos de fome, pobreza e insegurança alimentar
1.2. Evolução da geografia da fome
1.3. A fome, os direitos humanos e os objectivos de desenvolvimento sustentável
2. Fome: abordagens teóricas numa perspetiva histórica
2.1. O Malthusianismo, o Anti-Maltusianism e o Neo-Malthusianism
2.2. A “entitlement approach”
2.3. A “livelihood approach”
3. A segurança alimentar (Food Security) e conceitos alternativos
3.1. As componentes da segurança alimentar
3.2. Níveis de análise da segurança alimentar
3.3. A soberania alimentar
3.4. O Direito Humano a uma alimentação adequada
4. A Segurança alimentar na prática
4.1. Estratégias locais de segurança alimentar
4.2. Estratégias institucionais de promoção da segurança alimentar
4.3. Os desafios da participação social na promoção da segurança alimentar

Métodos de Avaliação

Avaliação continua
  • - Trabalho1 - 35.0%
  • - Teste escrito - 30.0%
  • - Trabalho 2 - 35.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

FAO (2010). The Right to Adequate Food. Fact Sheet nº 34. Disponível em The Right to Adequate Food. Fact Sheet nº 34. Disponível em www.ohchr.org/Documents/Publications/FactSheet34en.pdf.

FAO (2009). Guide to Conducting a Right to Food Assessment. Rome. Disponível em http://www.fao.org/fileadmin/templates/righttofood/documents/RTF_publications/EN/3_toolbox_Assessment_guide.pdf.

FAO (2009). The Integrated Food Security and Humanitarian Phase Classification. Technical Manual. Rome. Disponível em www.fao.org/docrep/010/i0275e/i0275e.pdf.

Edkins, Jenny (2002). Mass Starvations and the Limitations of Famine Theorising. IDS Bulletin Vol 33 No 4, Brigton. Disponível em http://opendocs.ids.ac.uk/opendocs/handle/123456789/8636.

Sen, Amartya (1982). Poverty and Famines: An Essay on Entitlements and Deprivation. Oxford, Cl a r endon Pr e s s. Di sponíve l em http://staging. i l o.org/public/libdoc/ilo/1981/81B09_608_engl.pdf.

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Devereux, Stephen (2002). Famine in the Twentieth Century. Institute of Development Studies (IDS) working paper 105, Brigton. Disponível em http://www.ids.ac.uk/files/dmfile/wp105.pdf.

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Ó Gráda, Cormac (2009). Famine. A short history. Princeton University Press, Princeton. Disponível em http://press.princeton.edu/chapters/s8857.pdf.

FAO (2008). Methods to Monitor the Human Right to Adequate Food. Vol II. An Overview of Approaches and Tools. Rome. Disponível em http://www.fao.org/3/a-i0351e.pdf.

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