Seguros e Planos de Pensões

Conhecimentos de Matemática Financeira.

As aulas são de natureza teórico-prática, sendo a exposição dos conteúdos propostos acompanhada por um vasto elenco de casos reais, tanto nacionais como estrangeiros.

Objetivos:

O objetivo fundamental desta unidade curricular é o de dar a conhecer aos alunos as particularidades do setor segurador, principalmente do ramo Vida, bem como os instrumentos financeiros que permitem a gestão do risco de longevidade, tanto ma ótica das entidades financeiras como das empresas.

Competências:

Pretende-se que, no âmbito desta unidade curricular, o discente:

– Conheça e avalie as consequências decorrentes da evolução demográfica;

– Conheça os produtos financeiros associados à gestão do risco de longevidade, particularmente os seguros de vida e os fundos de pensões;

– Proponha esquemas privados de previdência, dadas as particularidades dos indivíduos e das empresas.

I – Conceitos básicos

1 – Rendas incertas

2 – Tábuas de mortalidade

3 – Probabilidade de vida e probabilidade de morte

4 – Dote puro e esperança matemática

5 – Rendas de vida inteira

II – Seguros de vida

1 – Conceitos e enquadramento

2 – Seguro de vida inteira de capital constante

3 – Seguro de vida inteira de capital variável em progressão aritmética e em progressão geométrica

4 – Seguro temporário com capital constante

5 – Seguro temporário com capital variável em progressão aritmética e em progressão geométrica

6 – Seguro dotal de n anos

7 – Prémios

7.1 – Prémio puro

7.2 – Prémio de inventário

7.3 – Prémio comercial

7.4 – Prémio Zillmer

8 – Provisões ou reservas matemáticas (métodos prospetivo e retrospetivo)

III – Fundos de pensões

1 – Fundos de pensões e planos de pensões

2 – Os fundos de pensões enquanto forma de previdência privada

3 – Classificação dos planos de pensões

3.1 – Planos de benefício definido (DB)

3.2 – Planos de contribuição definida (DC)

4 – Métodos atuariais de repartição de custos associados aos fundos de pensões5

5 – Contabilização dos fundos de pensões

Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (sd). Relatórios vários.

Blake, D. (2020). Nudges and Networks: How to use behavioural economics to improve the life cycle savings-consumption balance. Pensions Institute working paper PI 2009.

Blake, D. et al. (2020). One size fits all: How many default funds does a pension scheme need? Pensions Institute working paper PI 2004.

Quelhas, A. P. & Ruivo, M. (2005), Statistical Measures on Pension Reform, paper apresentado no âmbito do Projeto RESORE – Employee’s Resources and Social Rights in Europe, Deliverable 28, 12 pp.

Quelhas, A. P. (2010). Seguros e Fundos de Pensões – uma perspectiva financeira e actuarial, Coimbra, Almedina.

Quelhas, A. P. (2015). Da diferenciação entre planos de pensões de benefício definido e planos de pensões de contribuição definida: mitos e realidades. Boletim de Ciências Económicas pp. 2343-2370.