Conhecimentos de Base Recomendados
não aplicável
Métodos de Ensino
6.1 A unidade curricular será direcionada para a formação profissional, com foco nos conhecimentos relacionados à ilustração e na sua aplicação em diversas áreas do design. A metodologia de ensino incorporará sessões de exposição, com ênfase no desenvolvimento de conhecimento teórico, reflexivo e prático, de forma a estabelecer conexões significativas no conhecimento da área ilustração no domínio do Design.
6.2 Avaliação contínua
Presença e participação nas aulas 50%.
Relatório escrito 50%
A escala que consta na pauta de frequência, decorrente da avaliação contínua, é: 0 -20.
A UC apenas pode ser realizada por avaliação contínua.
Resultados de Aprendizagem
3.1. Promover uma visão integrada da área da ilustração e a sua aplicação nas várias vertentes do design e refletir sobre domínios de interesse profissional nessas áreas.
3.2. Mobilizar experiências e saberes decorrentes da experiência profissional, conhecimento e cultura dos diversos oradores.
3.3. Conhecer as tendências atuais e os desafios enfrentados pelos profissionais da área da ilustração aplicada ao design.
3.4. Adquirir conhecimentos teóricos e práticos ao nível da identificação e operacionalização de normativas que regulam a atividade profissional.
Programa
1. Apresentação e análise de estudos de caso, no âmbito da ação da ilustração aplicada ao design;
2. A realidade da ilustração nacional e internacional;
3. Partilha de diferentes perspetivas profissionais no âmbito da ilustração;
4. Ilustradores nacionais e internacionais;
5. Direitos de autor e direitos conexos.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Assiduidade e Participação - 50.0%
- - Relatório de seminário ou visita de estudo - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Brazell, D. & Davies, J. (2017). Becoming a Successful Illustrator. [2.ª Ed.]. Bloomsbury Visual Arts
Congdon, L. (2019). Find Your Artistic Voice: The Essential Guide to Working Your Creative Magic. Chronicle Books
Kleon, A. (2014). Show Your Work!: 10 Ways to Share Your Creativity and Get Discovered. Workman Publishing Company
Male, A. (2019). The Power and Influence of Illustration: Achieving Impact and Lasting Significance through Visual Communication. Bloomsbury
Mello, A. S. (2023). Manual de Direito de Autor e Direitos Conexos. Almedina
Rees, D. (2014). How to be an Illustrator. Laurence King Publishing