Seminário

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A metodologia reparte-se entre atividades de carácter presencial e atividades autónomas: seminários temáticos sobre os conteúdos da UC; trabalho autónomo do estudante de pesquisa bibliográfica, identificação do problema de investigação/ organizacional, estruturação do enquadramento teórico e definição do plano de trabalho.

Resultados de Aprendizagem

a) Distinguir e selecionar metodologias de investigação qualitativas e quantitativas.

b) Identificar áreas de interesse para a concretização da dissertação, projeto ou estágio.

c) Formular o problema de investigação subjacente à dissertação ou o problema organizacional subjacente ao projeto ou estágio.

d) Estruturar o enquadramento teórico adequado ao problema de investigação ou problema organizacional.

e) Selecionar técnicas de recolha de dados quantitativas e qualitativas.

f) Distinguir e aplicar técnicas de tratamento e análise de dados quantitativos e qualitativos.

g) Estruturar o relatório de investigação.

Programa

1. Investigação quantitativa e investigação qualitativa: modelos de construção do conhecimento.

1.1. Investigação quantitativa: inquérito; escalas.

1.2. Investigação qualitativa: entrevista; grupo focal; estudo de caso.

2. Processo de investigação quantitativo/ qualitativo: como estruturar um projeto de investigação/ intervenção/ avaliação: etapas e procedimentos.

3. Técnicas de recolha de dados quantitativas e qualitativas (da sua escolha à construção e validação).

4. Tratamento e análise dos dados quantitativos e qualitativos com base em softwares específicos.

5. Relatório de investigação.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

avaliação por exame
  • - Exame - 40.0%
  • - Trabalho de Seminário - 60.0%
avaliação periódica
  • - Trabalho de Seminário - 60.0%
  • - Teste do módulo de formação inicial - 25.0%
  • - Teste do módulo de formação temático - 15.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bryman, A., & Bell, E. (2011). Business Research Methods (3rd ed.). Oxford University Press.

Cooper, D., & Schindler, P. (2014). Business Research Methods (4th ed.). McGraw-Hill.

Denzin, N., & Lincoln, Y. S. (Eds.) (2017). The SAGE handbook of qualitative research (5th ed.). Sage Publications.

Kumar, V., Leone, R., Aaker, D., & Day, G. (2018). Marketing Research (13th ed.). John Wiley & Sons, Inc.

Malhotra, N. (2019). Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada (7.ª ed.). Bookman.

McDaniel, C., & Gates, R. (2020). Marketing Research (12th ed.). John Wiley & Sons, Inc.

Saunders, M., Lewis, P., & Thornhill, A. (2015). Research Methods for Business Students (7th ed.). Pearson.

Silverman, D. (Ed.) (2021). Qualitative Research (5th ed.). Sage Publications.

Yin, R. K. (2018). Case Study Research and Applications: Design and Methods (6th ed.). Sage Publications.