Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Os conteúdos teóricos (T) serão apresentados através da exposição oral e da apresentação PowerPoint, complementados através da análise e discussão de textos e estudos de caso. Nas aulas teórico-práticas (TP) será proposta a conceção de um projeto (de investigação, de intervenção, ou estágio), através de ateliers relacionados com as diversas fases de projeto.
O processo de avaliação será efetuado por avaliação contínua ou por exame.
Por frequência: 200 pontos (p) = 20 valores
A) Componente teórica (140p) – Projeto
B) Componente teórico-prática (60p) – Apresentações de trabalhos
Por avaliação por exame:
A) Componente teórica (140p)
B) Componente teórico-prática (60p)
Resultados de Aprendizagem
No final desta UC, os estudantes deverão ser capazes de:
- Mobilizar os conhecimentos teóricos, metodológicos e práticos adquiridos nos diferentes domínios das restantes UC do mestrado, que permitam a construção de problemas e soluções pertinentes e inovadores no campo da educação de adultos e desenvolvimento local;
- Elaborar produtos cientificamente fundamentados e rigorosos, sob a forma de projeto de estágio, projeto de intervenção ou projeto de dissertação, a partir da discussão de temas e problemas atuais na área da educação de adultos e desenvolvimento local.
- Produzir trabalhos científicos ou profissionais de alto nível, promovê-los e divulgá-los.
- Desenvolver um trabalho individual que articule os interesses e motivações pessoais com as linhas de investigação, projeto ou estágio que o mestrado define.
Programa
- Dissertação, trabalho de projeto e estágio: definições e características
- Elaboração de um projeto de investigação, trabalho de projeto ou projeto de estágio
- Modelos de relatório: investigação, trabalho de projeto e/ou estágio
- Apresentação de trabalhos quer na sua vertente visual quer na vertente escrita
- Análise de casos práticos
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - componente teórica - projeto - 70.0%
- - componente teórico-prática - apresentações trabalhos - 30.0%
- - componente teórica - projeto - 70.0%
- - componente teórico-prática - apresentações trabalhos - 30.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Creswell, J. (2008). Educational research. Planning, conducting and evaluating quantitative and qualitative research. New Jersey: Pearson
Grácio, R. (2010). A Interação Argumentativa. Coimbra: Grácio Editor.
Eco, U. (2004). Como se faz uma tese em ciências humanas. Lisboa: Editorial Presença.
Rosário, C., Granjo, P., & Michel, C. (2013). O que é investigar. Lisboa: Escolar Editora.
Pocinho, M. (2012). Metodologia de Investigação e Comunicação do Conhecimento Científico. Coimbra: Lidel.
Silva, A., & Pinto, J. (Org.) (2005). Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Edições Afrontamento.
Sousa, M., & Baptista, C. (2011). Como fazer investigação, dissertações, teses e relatórios segundo Bolonha. Lisboa: Pactor.
Quivy, R. & Campenhoudt, L., (1992). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
Cardoso, T., Alarcão, I. & Celorico, J. (2010). Revisão da literatura e sistematização do conhecimento. Porto: Porto Editora.
Veiga, M. & Batista, M. (2004). Argumentar. Maia: Verso.