Seminário Interdisciplinar

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

O seminário será lecionado por docentes de Didáticas do Port., Mat., C.Soc., C.Nat., e P. Pedag. da Educação de Infância. Pretendendo constituir um espaço de mobilização e integração de saberes, prevê-se o estabelecimento de conexões entre os conteúdos desenvolvidos nas diversas áreas em interligação com a Prática Educativa, já que se supõe que o estágio em Jardim de Infância oferecerá oportunidades de identificação de problemas e de temáticas passíveis de serem aprofundadas e refletidas no âmbito deste seminário. A metodologia a utilizar articula as componentes teórica e prática, tendo em vista a construção didática e reflexiva de um saber fazer integrado.

Contempla sessões de apresentação de conteúdos específicos, visitas de estudo, trabalho em grupo destinadas à elaboração interdisciplinar de projetos de intervenção, respetiva análise, discussão e reflexão.

 

Resultados de Aprendizagem

– Identificar o que constitui conhecimento profissional em Educação Pré-escolar.

– Adotar uma visão transdisciplinar, sistémica e coerente, entre os fins sociais atuais, os aspetos educativos e as ações pedagógicas e didáticas em EPE.

– Mobilizar saberes, ferramentas e processos específicos dos diferentes domínios e áreas de conteúdo na análise de aspetos da realidade da EPE.

– Deduzir pistas de intervenção e investigação educativas, a partir da análise e articulação interdisciplinar, que proporcionem aprendizagens integradas.

– Refletir sobre a ação desenvolvida numa perspetiva formativa e sistemática.

Programa

Os conteúdos específicos no domínio das Didáticas de Port., Mat., Est. do Meio serão desenvolvidos de forma integrada e numa perspetiva transdisciplinar e tomarão em linha de conta as necessidades de formação identificadas com os/as mestrandos/as a partir da experiência de estágio. Serão organizados em torno de três temáticas fundamentais:

1. Integração curricular e sua relação com o desenvolvimento de competências das crianças em idade pré-escolar.

2. Fundamentos da ação educativa, princípios pedagógicos gerais, análise e comparação de modelos curriculares – pedagógicos alternativos; avaliação das aprendizagens.

3. Áreas específicas de intervenção do/a educador/a de infância, relacionadas com domínios do conhecimento nas didáticas do Port., Mat; e E. do Meio, remetendo para diferentes conhecimentos, atitudes e saberes práticos.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Braga, F (2004). Planificação. Novos Papéis, novos modelos. Dos projectos de planificação à planificação em projecto. Lisboa: Asa

Clements, D & Sarama, J (2014). Learning and teaching early Math, the learning trajectories approach, second edition. Oxford: Routledge

Gardner, J (2012) Assessment and Learning. London: Sage

Malavasi, L & Zoccatelli, B (2013). Documentar os projetos nos serviços educativos.Lisboa: APEI. MEPE

Marchão, A. (2012). No jardim de infância e na escola do 1.º ciclo do Ensino Básico: Gerir o currículo e criar oportunidades para construir o pensamento crítico. Lisboa: Colibri

Martins, I (2009) Despertar para a Ciência, Atividades dos 3 aos 6 anos. Lisboa: Ministério da Educação – ME (DGIDC)

Ritz, W. [edit.] (2007). A head start on science: encouraging a sense of wonder – 89 activities for children ages 3-7. Virgínia: NSTA

Viana, F. L. & Ribeiro, Iolanda, (coords.)(2014). Falar, Ler e Escrever. Propostas integradoras para jardim de infância. Lisboa: Santillana.