Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
O seminário será lecionado por docentes de Didática P, M, CS, CN e PP EI. Pretendendo constituir um espaço de mobilização e integração de saberes, prevê-se o estabelecimento de conexões entre os conteúdos desenvolvidos nas diversas áreas em interligação com a PE, já que se supõe que o estágio em JI oferecerá oportunidades de identificação de problemas e de temáticas passíveis de serem aprofundadas e refletidas no âmbito deste seminário. A metodologia a utilizar articula as componentes teórica e prática, tendo em vista a construção didática e reflexiva de um saber fazer integrado. Contempla sessões de apresentação de conteúdos específicos, visitas de estudo, trabalhos em grupo destinados à elaboração interdisciplinar de projetos de intervenção, respetiva análise, discussão e reflexão.
Avaliação: Elaboração fundamentada de propostas integradas de intervenção em EPE (40%) + Apresentação e discussão das propostas integradas de intervenção em EPE (40%) + Participação aula (20%).
Resultados de Aprendizagem
No final da UC o/a estudante deverá ser capaz de:
– Identificar o que constitui conhecimento profissional em Educação Pré-escolar.
– Adotar uma visão transdisciplinar, sistémica e coerente, entre os fins sociais atuais, os aspetos educativos e as ações pedagógicas e didáticas em EPE.
– Mobilizar saberes, ferramentas e processos específicos dos diferentes domínios e áreas de conteúdo na análise de aspetos da realidade da EPE.
– Deduzir pistas de intervenção e investigação educativas, a partir da análise e articulação interdisciplinar, que proporcionem aprendizagens integradas.
– Refletir sobre a ação desenvolvida numa perspetiva formativa e sistemática.
Programa
Os conteúdos específicos no domínio das Didáticas de Português, Matemática e Conhecimento do Mundo serão desenvolvidos de forma integrada e numa perspetiva transdisciplinar e tomarão em linha de conta as necessidades de formação identificadas com os/as mestrandos/as a partir da experiência de estágio em jardim de infância. Serão organizados em torno de três temáticas fundamentais:
1. Integração curricular e sua relação com o desenvolvimento de competências das crianças em idade pré-escolar.
2. Fundamentos da ação educativa, princípios pedagógicos gerais, análise e comparação de modelos curriculares – pedagógicos alternativos; avaliação do desenvolvimento e das aprendizagens.
3. Áreas específicas de intervenção do/a educador/a de infância, relacionadas com domínios do conhecimento nas didáticas do Português, Matemática e Conhecimento do Mundo, remetendo para diferentes conhecimentos, atitudes e saberes práticos.
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Braga, F (2004). Planificação. Novos Papéis, novos modelos. Dos projectos de planificação à planificação em projecto. Asa.
Clements, D. & Sarama, J. (2014). Learning and teaching early Math, the learning trajectories approach, second edition. Routledge.
Gardner, J (2012) Assessment and Learning. Sage.
Malavasi, L & Zoccatelli, B (2013). Documentar os projetos nos serviços educativos. APEI. MEPE.
Marchão, A. (2012). No jardim de infância e na escola do 1º ciclo do Ensino Básico: Gerir o currículo e criar oportunidades para construir o pensamento crítico. Colibri.
Martins, I (2009). Despertar para a Ciência, Atividades dos 3 aos 6 anos. Ministério da Educação – Direção Geral Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC).
Ritz, W. [edit.] (2007). A head start on science: encouraging a sense of wonder – 89 activities for children ages 3-7. Virgínia: NSTA
Viana, F. L. & Ribeiro, I., (coords.) (2014). Falar, Ler e Escrever. Propostas integradoras