Conhecimentos de Base Recomendados
—
Métodos de Ensino
Palestrantes são convidados a apresentar temas da sua especialidade para alunos que estudaram previamente o tema num curto espaço de tempo, sendo estes responsáveis por colocar questões que completem e/ou clarifiquem o tema exposto durante a palestra.
O docente orienta o aluno no desenvolvimento de portefólio de desenvolvimento profissional contínuo, definindo a sua estrutura, sugerindo literatura e ferramentas de diagnóstico de competência e fazendo o acompanhamento individual neste processo de auto-avaliação.
O software de gestão de referências bibliográficas é instalado pelo aluno no seu portátil e o docente exemplifica o seu funcionamento.
Resultados de Aprendizagem
Os objetivos do curso trabalhados nesta UC são o “domínio avançado na tecnologia alimentar” e a “capacidade de auto-avaliação”.
Os objetivos específicos (resultados de aprendizagem) são:
1. Prepara, num curto intervalo de tempo a indicar pelo docente, um resumo com os conhecimentos base de matéria da área alimentar e demonstra compreensão desta em debate com um especialista.
2. Constrói um portefólio de desenvolvimento profissional contínuo avaliando as suas competências e por comparação com os seus objetivos de carreira, identificando as suas necessidades de aprendizagem e traça um plano de aprendizagem.
Programa
1. Abordagem de conteúdos diversos quer de transformação de produtos alimentares, quer de temas a montante ou a jusante da transformação. Exemplos: tecnologia de produção de óleos e gorduras, tecnologia pós-colheita, produção de mel, pólen e geleia real, organismos genéticamente modificados, bem estar animal, política alimentar em Portugal, soberania alimentar, toxicologia alimentar, grande distribuição.
2. Orientações para a preparação de portefólio para o desenvolvimento profissional contínuo. O portefólio é individual e inclui três partes: objetivos de curto e médio prazo, competências genéricas e específicas atuais, e plano de formação e experiência profissional necessário para atingir os objetivos.
3. Introdução a software de gestão de referências bibliográficas.
Métodos de Avaliação
- - Portefólio - 40.0%
- - Relatórios - 30.0%
- - Participação nos seminários - 30.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Hui, Y.H. (Ed.) 2006. Handbook of food science, technology and engineering. CRC Press, Boca Raton.
Hartel, R., Klawitter, C.P. 2008. Careers in Food Science: From Undergraduate to Professional. Springer, New York.
Food careers. [Consultado a 15 de Setembro, 2012]. Disponível em <URL:https://www.foodcareers.eu>.
Apontamentos e recurso a endereços de internet a indicar pelos palestrantes e pelo docente da UC.