Sexualidade, Saúde, Cultura e Media

Métodos de Ensino

Nesta UC haverá: i) exploração de situações-problema, numa perspetiva de Sexualidade, Saúde, Género e Direitos Humanos; ii) análise, interpretação e discussão de artefactos culturais fomentando a reflexão, a partilha e estimulando atitudes críticas; iii) conceção de recursos educativos que visem a desconstrução de mensagens de sexualidade e género para intervenção em Educação em Sexualidade, em contextos
específicos; iv) elaboração de um guião didático para intervenção no âmbito da Ed. em Sexualidade (40%), seguido da sua apresentação e debate (40%).Na avaliação de frequência, considera-se o desempenho individual – assiduidade, pontualidade, participação e motivação (20%). No guião será valorizada a estrutura e organização da informação; adequação aos objetivos do trabalho; linguagem; qualidade e correção da informação científica, atitude crítica, diversidade de estratégias e sua adequação. A avaliação por exame (100%) será feita através de prova escrita e/ ou oral.

Resultados de Aprendizagem

•Reconhecer o direito à saúde sexual e reprodutiva bem como o direito à educação em sexualidade, como parte integrante da educação para a saúde e respeito pelos direitos humanos.
. Reconhecer a sexualidade no desenvolvimento das pessoas ao longo da vida.
. Respeitar diferentes formas de expressar a sexualidade e a orientação sexual.
. Avaliar atitudes e riscos associados a determinados comportamentos sexuais.

•Promover a reflexão e o debate sobre assuntos relevantes do quotidiano que afetam a sexualidade e o
género.
•Desconstruir mensagens de sexualidade e estereótipos de género veiculadas pelos media.
•Conceber recursos educativos a utilizar nas intervenções em educação em sexualidade.

 

Programa

•Sexualidade, Saúde e Direitos Humanos
•Expressões da Sexualidade
•Sexualidade, Sociedade e Cultura
•Sexualidade , Género e Media
•Sexualidade e Educação

Métodos de Avaliação

Trabalho escrito
  • - Trabalho escrito - 40.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Apresentação oral e defesa - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Díez Gutiérrez (coord.) (2004). La diferencia sexual en el análisis de los videojuegos. Madrid: CIDE/ Instituto de la Mujer.
Díez Gutiérrez (coord.) (2004). Guía didáctica para el análisis de los videojuegos. madrid: CIDE/ Instituto de la Mujer.
Maza, R. E. (coord.) (2004). La comunicación publicitaria: antecedentes y tendencias en la Sociedad de la Información y el conocimiento. Sevilla. Comunicación Social.
Talburt, Susan e Steinberg, Shirley [org.] (2007). Pensar Queer: sexualidade, cultura e educação.
Mangualde: Edições Pedago.
Teixeira, F., Martins, I. P., Ribeiro, P. R. M., Chagas, I., Maia, A. C. B., Vilaça, T., Maia, A. F., Rossi, C. R. e Melo, S. M. M. (Orgs.). (2010). Sexualidade e Educação Sexual: Políticas Educativas, Investigação e Práticas. Braga: Edições CIEd – Universidade do Minho (ebook).
Teixeira, F. & Vieira, C. C. (ed)(2014). Sexualidade, Género e Educação. Número temático da Revista EXEDRA, (232p). Coimbra: Escola Superior de Educação.