Simulação Organizacional II

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimento aprofundado das áreas científicas leccionadas ao longo do curso.

Métodos de Ensino

Aprendizagem pela descoberta guiada em ambientes de simulação.

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos desta Unidade Curricular são os seguintes:

  • Proporcionar aos alunos uma maior abrangência na abordagem de questões específicas da gestão pública, tanto no plano conceptual como no plano prático, bem como nas questões relacionadas com o relato contabilístico do sector público;
  • Desenvolver a sensibilidade aos benefícios e à importância da integração harmoniosa dos conhecimentos das áreas científicas lecionadas ao longo do curso e consolidação dos mesmos, conduzindo a uma visão prática do seu futuro percurso profissional;
  • Perceber e utilizar software específico para organizações do sector público, que permita produzir documentos de uso interno e externo bem como elaborar mapas de controlo e análise e as demonstrações financeiras;
  • Estimular a capacidade de pesquisa de informação, despertando a apetência para atitudes de curiosidade, para o desenvolvimento do potencial de identificação de oportunidades e problemas, bem como para a análise e interpretação da informação no contexto do sector público;
  • Interpretar e aplicar corretamente o normativo contabilístico público em vigor;
  • Promover o trabalho em equipa de modo a aproximar o ambiente da aula ao ambiente real de trabalho;
  • Sensibilizar os alunos para a relevância da utilização das tecnologias de informação na gestão das organizações do sector público;
  • Desenvolver a análise crítica em relação ao seu próprio trabalho e ao de terceiros;
  • Reconhecer a importância da análise da informação para a tomada de decisão, através da elaboração do relatório de gestão e demais documentos de prestação de contas.

 

Em suma, face aos objetivos expostos, é esperado que ao longo do semestre os alunos:

  • desenvolvam as suas capacidades e competências profissionais na área da contabilidade e gestão pública;
  • consigam integrar e consolidar os conhecimentos e saberes adquiridos ao longo do ciclo de estudos, numa perspetiva interdisciplinar.

Programa

I – Orçamento

II – Processos de despesa

III- Movimentação da receita

IV – Património

V – Obrigações fiscais

VI – Exploração contabilística

VII – Obrigações fiscais e prestação de contas

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia Fundamental

CARAPETO, A. C. C.; FONSECA, M. D. F. (2014). Administração pública: modernização, qualidade e inovação, 3ª Edição. Lisboa: Editora Sílabo.

 

CARVALHO, João Carvalho et al (2017). Contabilidade Orçamental Pública de acordo com o SNC-AP. Áreas Editora.

 

CRANTSCHANINOV, Tamara Ilinsky (2019). Introdução à gestão pública. São Paulo: Senac.

 

DIAS, Reinaldo (2017). Gestão pública: Aspectos atuais e perspectivas para atualização. São Paulo: Atlas.

 

NEVES, Arminda (2002). Gestão na Administração Pública. Cascais: Pergaminho.

 

Nunes, Alberto Velez et al. (2019). O Sistema de Normalização Contabilística: Administrações Contabilísticas: Teoria e Prática, 2.ª edição. Almedina.

 

PEREIRA, Paulo Trigo et al (2016). Economia e Finanças Públicas, 5.ª Edição. Lisboa: Escolar Editora.

 

RIBEIRO, Pedro Soutelinho Correia (2016). SNC-AP Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas. Porto: Vida Económica.

 

SANTOS, Clezio Saldanha dos (2017).  Introdução à Gestão Pública, 2ª Edição. São Paulo: Editora Saraiva.

 

 

Bibliografia Complementar

AIRC, SCA Documentos Previsionais Manual de Formação.

AIRC, SCA – Receita e Despesa Manual de Formação.

AIRC, Sistema de Gestão de Pessoal – Manual do Utilizador.

AIRC, SIC – Sistema de Inventário e Cadastro Patrimonial Manual de Formação.

 

Manual de implementação do SNC-AP, versão 2 – Junho 2017 (online)